As animações do Aranha



Hoje vamos fazer um post diferente: já que temos no youtube diversos top , listas disso e listas daquilo, vamos falar sobre as animações do aranha.
As animações com o aracnídeo começaram em 1967 com aqueles desenhos “quase parados” onde as histórias tinham certa “restrição” (isso mesmo em relação a palavras e á aparição de armas de fogo.)


A segunda animação “Homem Aranha e seus Fantásticos amigos” já teve uma sobrevida melhor. Tinham mais personagens, as histórias eram melhor elaboradas (pra época) e trazia uma curiosidade: pra aumentar a venda de licenciados, o aranha ganhou dois companheiros: Homem de Gelo e uma personagem criada pra animação “Estrela de Fogo” (ou como ficou conhecida nos quadrinhos, Flama), os anos 80 foram marcantes no quesito animações.

A terceira animação (e quiçá a mais lembrada) é a famigerada “Spiderman: Animated Series”
Que durou 5 temporadas e tinha praticamente TUDO do aranha, Personagens secundários, vilões com seus visual clássico, longos arcos, Team-Up (se aliar com outros heróis) e é uma das mais amadas e mais lembradas pelo público. Muitos leitores se tornaram leitores por causa dessa animação (assim com a dos X-Men também.)


No final dos anos 90 (1999, pra ser mais exato.) a Marvel pra tentar competir com “Batman Beyond” (o Batman do Futuro, até então uma aposta inédita) a Marvel lançou “Spiderman Unlimited” com gráficos mais arrojados, mais sofisticada mas infelizmente o público não se agradou com o Aranha com novos armamentos enfrentando os “Novos Homens” (ou Homens Fera” no mundo de Wundagore e a série foi cancelada sem um final.

Já nos anos 2000, com o advento do “Universo Ultimate” (que deu uma sobrevida aos quadrinhos por causa dos filmes que estavam vindo) o Aranha teve uma nova série chamada de “Homem Aranha: A Nova série animada”, que surpreendeu bastante as pessoas por causa de seus diálogos mais elaborados (parecia uma série adolescente de TV mesmo.) e por causa das elaboradas cenas de ação e era tudo em computação gráfica de ponta!
Mas... o público não se agradou das “liberdade criativas” de Brian Bendis (Harry Osborn loiro, Norman Osborn morto desde o começo sem qualquer explicação, os personagens ganhando novas origens, tipo o Electro que virou de um Técnico de eletricidade que enlouquece e vira bandido pra um nerd loser que quer aceitação nas fraternidades universitárias...Pffff!)
E a série (que eu particularmente gostava bastante) teve fim precoce e durou apenas 13 episódios (assim como sua anterior.)


Em 2008 tivemos todos uma grata surpresa! A Sony produziu (sob a batuta do competente Greg Weismann) Spetacular Spiderman que apesar do visual mais “cartunesco” (pegando a tendência em voga até hoje de “Ben10lizar TODOS OS PERSONAGENS” era incrivelmente engraçado, CHEIO DE AÇÃO. (o Spetacular do título NÃO ERA Á TOA.) e fiel, em sua essência ao material original de Stan Lee, Ditko , Romita e tantos outros.
Essa animação teve (apenas) duas temporadas e estava em franca subida quando a Disney executou a compra da Marvel e infelizmente numa “troca de favores” a Sony CEDEU os direitos de animação do aracnídeo pra Marvel em troca de plenos PODERES SOBRE A FRANQUIA CINEMATOGRÁFICA.


O Que nos leva a... “Ultimate Spiderman” que era produzida pela Marvel sob a batuta do veterano Paul Dini (pegadinha do malandro, porque o Dini só foi editor no comecinho e depois assumiu o estúdio genérico “Man of Action”)
Essa animação era uma “mistura” de elementos das animações anteriores, o Aranha era jovem atuava numa academia da Shield com seus “fantásticos amigos” Tigresa Branca, Luke Cage, Punha de Ferro e Nova.

Os gráficos eram superiores e abusavam e computação gráfica pra composição de batalhas e cenários, além de que tomou emprestado dos anos 90 as “lambanças” em argumento como misturar origens, sagas absurdas e muitas outras maluquices que nem compensa citar.

E infelizmente essa série “achava” que algo “para crianças” e algo “imbecilizante” era necessariamente a mesma coisa, a animação parecia que “não se decidia” ora fazia algo muito bacana (os episódios com Wolverine e Hulk por exemplo) e ora fazia absurdos (a saga dos esmaga Aranhas, A Saga do Aranha no Multiverso)

Além de que era “Ultimate” apenas no nome. Porque a série em si emglobava várias fases... e até mesmo personagens (ficou estipulado que Peter e Miles Morales e Gwen Aranha eram todos de terras paralelas...)

Essa série mesmo com suas  idas e  vindas durou 4 temporadas (a última se chamando Ultimate Spiderman vs Sinester Six) e só foi cancelada porque a Marvel pôs uma nova animação em produção.

Nessa animação Peter Parker ainda será adolescente e já foi confirmado Miles Morales e Gwen aranha, (até agora)


Espero que tenham gostado dessa “discussão” á respeito e convidamos á todos pra conhecer nosso canal parceiro Canal Cinemagica que também trará nos próximos dias um vídeo sobre curiosidades sobre o aranha amigo da vizinhança.


See you...!!!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem