Henry Gambles Birthday Party, é uma pequena amostra de que o humano ainda tem muito a evoluir




"Henry Gambles Birthday Party" é um filme estadunidense de baixíssimo custo, incrivelmente despretensioso que tem um potencial enorme em lhe fazer se sentir incomodado em ser um humano. O filme que poderia abordar apenas os dois assuntos em que ele tem base: sexualidade e religião, que já seria tocante e incrível, porém, é tão profundo e inquietante que passa longe de ser apenas um longa com temáticas sociais tão comuns, ele é um verdadeiro puxão de orelhas que mostra como as pessoas cometem e reagem quando sofre com problemas como traição, preconceito, auto-aceitação, perdão, suicídio e o principal a falta de liberdade de expressão.

O filme foca em Henry (Cole Doman), que é um garoto prestes a completar 14 anos de idade, e é na sua festa de aniversário que o filme inteiro acontece. Ele é um garoto popular, com vários amigos na sua escola e na igreja onde frequenta, essa na qual o seu pai Bob Gamble (pat healy) é pastor. Harry é um garoto que ainda não se descobriu sexualmente, ele ainda vive a enorme tensão e pressão dentro de si enquanto ainda experimenta suas as descobertas. Sempre rodeado de pessoas de diferentes opniões e opções, logo dá pra ver que Henry luta para tentar ser aceito em todos estes meios, e é no meio deste esforço que ele trilha o caminho árduo de sua aceitação como pessoa.

No movimento do filme, os convidados começam a chegar, dentre eles jovens e alguns com mais idade, cada um leva dentro de si um particularidade, sejam elas de comportamento, vivência ou mesmo de caráter, ninguém está ali de graça no filme, cada um tem uma opinião forte e será fácil simpatizar ou não com cada um. Ali, todos tem um segredo ou um medo, inclusive a sua família, que juntos carregam um tipo de problema, que no decorrer do filme vai sendo muito bem explorado.



O filme não te expõe os impasses de cada um, ele não te subestima explicando cada ponto, ele só conta com eles para te fazer se sentir levemente incomodado, mesmo tudo ali se passando em um ambiente totalmente neutro. Ele é livre para interpretações e leva cada um a reagir como assim desejar. "Henry Gambles Birthday Party" trata cada preconceito de maneira bastante sutil, porém, toca no âmago dos mais aos pouco sensíveis, e a cada vez que ele passeia dentre essas mazelas ele foca na tristeza e na naturalidade de como isso é passado despercebido. Também ele mostra e foca, como isso pode ser visto, sentido ou mesmo superado, passando as respostas para estas sensações ou ocorrências de maneira bem reflexiva e natural.

"Henry Gambles Birthday Party" é uma visão singela das nossas fraquezas e dependências de como ser aceito ou visto, é um verdadeiro incômodo, sendo semelhante a um tapa na cara para as pessoas preconceituosas, intolerantes e hostis. Tudo isso sem tirar de foco a vantagem de que ainda podemos evoluir e aprender muito com os nossos erros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem