Westworld, o que tá "conteseno" nessa série?



Estamos na metade da primeira temporada da série e quem achava que iríamos ter algumas respostas… estavam TODOS enganados. Em “Contrapasso” (1x05), último episódio exibido de Westworld mostrou e comprovou que o melhor desta série é ter mais perguntas do que respostas. Bom, tenho que dizer que a gente merecia um pouco de solução nos mistérios que já foram apresentados, ou pelo menos um pista que nos deixasse mais calmos, para que pudéssemos montar esse enorme emaranhado de coisas que a série já apresentou. Mas não! gostamos de sofrer, e confesso, estamos mais que satisfeitos e inteiramente envolvidos com este enorme quebra-cabeças que estamos acompanhando.

Para começar a pergunta no episódio “Contrapasso” foi: "mano do céu" o que tá “conteseno”?. A primeira pergunta é: Westworld estaria realmente trabalhando em duas linhas temporais? Depois da "morte" de Lawrence e seu repentino aparecimento como o vilão El Lazo, essa dúvida começou a ganhar forma, mas aí é que vem a dúvida: o anfitrião em questão está no passado ou no futuro? Essa resposta pode ser analisada por duas vertentes, ao acompanhar a série podemos acreditar que El lazo está no passado. Mas se ele está no passado, como o Logan, sabe sobre a história da desavença entre os sócios Arnold X Ford e até mesmo sobre o suicídio de Arnold? Já isso leva a acreditar que eles estão no presente? E que Lawrence, o mesmo anfitrião que até então acompanhava o Homem de Preto, está no futuro? Sei que parece confuso, mas é isso que realmente temos... Uma enorme confusão. Também não podemos descartar a possibilidade de ele apenas ter sido inserido em outra narrativa, após ser largado pela Homem de Preto depois daquela esquisita transfusão de sangue, quem não se lembra quando ele disse para o garotinho que lhe trouxe água: 

"Não se preocupe com ele, alguém virá busca-lo em breve"


A aventura do dois hospedes Logan e Willian parece ter encerrada, depois de terem discutido e Willian saber que era apenas um fantoche na empresa que foi contratado, ficou evidente que a complexa diferença entre os dois era algo que será rompido em breve. Cada um seguiu seu rumo, e, pelo que vimos, o "acordar" de Willian para a realidade do parque o levou a um caminho bem diferente do seu cunhado que acabou como prisioneiro. Não entendemos muito bem como é o modo de como os hospedes podem se ferir no parque, estamos limitados a conhecer apenas que tiros por armas de fogo dentro do parque não lhes fazem mal algum, não estou certo se facadas e lesões obtidas por uma briga tem este mesmo efeito. A surra que Logan estava levando, e na cena em que ele estava sendo sufocado pelo anfitrião que guiava a carroça lotada de nitroglicerina, não pareceu ser uma mera encenação, os hospedes podem morrer?


Antes comentado apenas como um “incidente”, neste episódio sabemos que Arnold cometeu suicídio e que a única que viu, e de alguma forma auxiliou nisso, foi Dolores que foi a última a ter alguma espécie de contato com ele. O que dá mais medo é que ela sabe de tudo, e o Ford sabe que ela sabe, mas a única coisa que ele não sabe é como tirar essa informação dela. Nem usando do artifício de colocá-la em modo de análise, a anfitriã se recusa a dar informações para o doutor que se contenta em saber que seu ex-sócio queria somente DESTRUIR O PARQUE e que Dolores o ajudaria a fazer isso, simples assim.


Sério, aqui temos mais um mistério… Quem estaria coletando informações de dentro do parque? Aquele anfitrião, lenhador e suicida foi achado com aquele treco em sua. Será que Bernard vai finalmente se revelar, porque eu acho aquele personagem bastante suspeito. Acredito que ele saiba da existência de Arnold muito antes de Ford o contar. Mas é claro que todas as questões recai ainda sobre o enigmático homem de preto, que vou te dizer, tem um moral invejável, ele confrontou até o Ford, e pelo que vimos ele sabe de mais coisas que o próprio criador do parque.

Uma das personagens (que mais gosto) que desde o primeiro episódio vem ganhando destaque é a Maeve, neste episódio ela simplesmente “acordou” e disse:

“Olá Felix, é hora de eu e você termos uma conversa”

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem