Na manhã desta sexta-feira (15), foi anunciado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, que Bingo – O Rei das Manhãs foi o filme selecionado para concorrer ao Oscar pelo Brasil em 2018 (via Estadão).
A seleção do filme do Ministério da Cultura foi feita em parceria com a Academia Brasileira de Cinema. A lista de inscritos contava com 23 obras diferentes, incluindo documentários e outras ficções.
Segundo o jornal, a parceria foi realizada após a polêmica do ano passado, quando o Ministério da Cultura elegeu Pequeno Segredo para representar o Brasil, quando o filme Aquarius era considerado a melhor opção pela crítica.
Bingo passará por diversas avaliações pelos responsáveis até 23 de janeiro de 2018, quando serão anunciados os finalistas do Oscar. A premiação está prevista para acontecer em 4 de março.
O filme conta a história de um artista que sonha com seu lugar no mundo da fama, Augusto. O ator então tem a chance de se tornar Bingo, um palhaço apresentador de programas infantis e líder de audiência — por isso, O Rei das Manhãs.
A história é inspirada na trajetória de Arlindo Barreto, mais conhecido como o palhaço Bozo. Entretanto, para ter mais liberdade criativa, a produtora preferiu não usar o personagem oficial.
Bingo – O Rei das Manhãs está em cartaz.