O Futuro segundo o Cinema



Todos nós algum dia imaginamos como será o futuro, sempre sonhamos que o futuro será algo com muito esplendor, carros voadores, arranha-céus gigantescos, tecnologias fantásticas e etc. Mas há aqueles que imaginam um futuro sombrio para a humanidade, um planeta destruído por guerras, dominado por seres alienígenas ou máquinas.Vários filmes criaram suas visões de como seria o futuro desse pequeno planeta chamado Terra, e aqui vamos ver alguns deles :

Filhos da Esperança (2006)

Ano de 2027. Não se sabe o motivo, mas as mulheres não conseguem mais engravidar. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian (Julianne Moore), Theodore é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Eles passam a protegê-la a qualquer custo, por acreditar que a criança por vir seja a salvação da humanidade.


Mad Max (1979)

Num futuro não muito distante, o combustível que alimenta os motores dos carros é também motivo para crimes perpetrados por violentas gangues. Max (Mel Gibson) é um jovem policial e junto com seus companheiros patrulha as estradas a fim de impedir a ação daqueles que insistem em perturbar a paz. A morte de um membro pelas mãos de Max, dá início a uma série de crimes cruéis cometidos contra sua família e seu melhor amigo. Assim, Max só tem uma escolha: vingança.


O Exterminador do Futuro (1984)

Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um androide com a missão de matar a mãe daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.


Ghost in the Shell (1995)

No ano de 2029 os humanos desenvolveram um modo de conectar seus cérebros a rede mundial de computadores, só que isso acaba criando um novo tipo de criminoso, hackers que  podem manipular pessoas entrando em suas mentes. A história acompanha a protagonista Motoko Kusanagi que trabalha para o Esquadrão Shell que combate esse tipo de crime. O filme foi uma das principais inspirações para a trilogia Matrix.


Planeta dos Macacos (1968)

George Taylor (Charlton Helston), um astronauta americano, viaja por séculos em estado de hibernação. Ao acordar, ele e seus companheiros se veem em um planeta dominado por macacos, no qual os humanos são tratados como escravos e nem mesmo tem o dom da fala. O que impressiona nesse clássico do cinema é o seu final , nele o astronauta George Taylor descobre que estava na Terra o tempo todo e o filme termina com com ele amaldiçoando a humanidade por ter destruído o planeta com armas nucleares (uma crítica na época a guerra fria).


Robocop (1987)

No futuro, Detroit é uma cidade governada pelo crime. A polícia tenta manter a ordem e controlar a situação, mas está impotente. Quando Murphy (Peter Weller), um dos melhores policiais da corporação é assassinado brutalmente por uma quadrilha de traficantes, o diretor da megacorporação OCP coloca em ação o projeto Robocop. Assim, criam o melhor e mais dedicado policial: um ser com os mais rápidos reflexos qua a tecnologia moderna possui, acoplado a uma memória computadorizada. Manter a lei e a ordem serão as principais funções de Robocop.


WALL.E (2008)

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao autoconserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. Logo Wall-E se apaixona pela recém-chegada.


A Estrada (2009)

O mundo foi destruído há mais de 10 anos, mas ninguém sabe o que exatamente aconteceu. Como resultado, não há energia, vegetação ou comida. Milhões de pessoas morreram, devido aos incêndios, inundações ou queimadas que se seguiram ao cataclisma. Neste contexto vivem um pai (Viggo Mortensen) e seu filho (Kodi Smit-McPhee), que sobrevivem de quaisquer alimento e vestuário que conseguem roubar. Apesar dos contratempos, eles seguem viagem pela estrada, sempre rumo ao oeste dos Estados Unidos.


Blade Runner (1982)

No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.


Akira (1988)

Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda e Tetsuo são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima. A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei, uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.

Lulu

I'm boring, no fun at all

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem