Manhwa - Quadrinho coreano

Manhwa é um termo usado para designar as histórias em quadrinhos produzidas na Coréia do Sul. A arte pode parecer um pouco com o mangá japonês , mas existem algumas diferenças. Enquanto os mangás são lidos da direita para a esquerda, os quadrinhos coreanos seguem o mesmo estilo de leitura dos ocidentais: da esquerda para a direita. Isso acontece porque o sistema de escrita coreano, chamado hangul, funciona no mesmo sentido e é lido horizontalmente. No Japão o desenhista é chamado mangaká , enquanto na coréia um desenhista de manhwa é chamado de Manhwaga. Os manhwas são divididos em três gêneros :

Sonyung: destinado a garotos (equivalente ao Shōnen dos mangás)
Sunjeong: destinado a garotas (equivalente ao Shōjo dos mangás)
Tchungnyun: destinado a jovens adultos (equivalente ao Seinen e Josei dos mangás)

Assim como no Japão , os manhwas também ganham versões animadas que são chamadas de "Han-guk Manhwa Aenimeisyeon" ou simplesmente "Aenimeisyeon". Esse estilo de quadrinho vem ganhando espaço nas bancas brasileiras nos últimos anos , vou listar alguns manhwas publicados por aqui :

Chonchu

Chonchu (obra de Kim Sung Jae, e Kim Byung Jin), foi o primeiro manhwa a ser publicado no Brasil. Distribuída pela Conrad Editora, teve 15 edições.
A trama se passa em um mundo fictício que lembra a idade média. Nela, vários reinos convivem em constantes alianças e guerras. O oráculo dos Yemaeks prevê que a mulher do rei dará a luz ao filho do demônio, que deverá ser sacrificado, mas o destino prega uma peça e nascem gêmeos. A pedra do demônio é colocada ao lado dos dois e escolhe Chonchu, deixando caminho livre para seu irmão Ulfasso se tornar o novo Taemangnifi (rei). Graças às súplicas da rainha, em vez de ser morto, ele é apenas enviado aos Mirmidons, um povo guerreiro que constantemente desafia a morte.
Os anos se passam e, apesar das intensas batalhas, Chonchu continua vivo, mesmo sendo sempre culpado pelas mortes de seu novo povo. E ele tem outras preocupações. Uma guerra que já dura mil dias contra os sanguinários Yungs, seu irmão Ulfasso que secretamente tenta matá-lo por causa da maldição e ainda a bela Fassa, princesa do reino dos Komas e prometida a seu irmão, mas que mexe com ele profundamente.

Ragnarök

Ragnarök é uma série de manhwa criada por Lee Myung-Jin. Foi publicada originalmente de 1998 a 2001, com 10 volumes. No Brasil, o manhwa foi adaptado para 20 volumes, que foram publicados quinzenalmente, de outubro de 2004 a agosto de 2005 pela Conrad Editora. Esse manhwa serviu de inspiração para a criação do famoso MMORPG Ragnarök Online.
A trama mostra a vida do guerreiro Chaos, que perdeu a memória há dois anos e não se lembra quem é. Depois de vagar pelo mundo de Midgard, ele agora mora na cidade de Fayon, e é amigo próximo de Iris Irine, uma jovem clériga que irá liderar a cidade quando o momento chegar. Entretanto, o que Chaos não sabe é que ele é a reencarnação de Balder, um deus destituído de sua divindade e que cumprirá a profecia do Ragnarök, o “apocalipse dos deuses”. A antiga amiga de Balder, a feiticeira Fenris Fenrir está a sua procura para que a profecia se cumpra, enquanto as Valquírias, a ordem dos deuses o caçam para evitar o apocalipse.

 Priest

Priest é um manhwa criado pelo coreano Hyung Min-Woo e é o primeiro no país do estilo ação/terror. No Brasil foi lançado pela Lumus Editora.
A história gira em torno de Ivan Isaacs um padre promissor que acabou libertando um anjo caído chamado Temozarela de sua prisão de centenas de anos, causando assim a sua morte e a morte de sua amada, Gena. Uma vez morto, foi-lhe concedida uma segunda chance de vida e de vingança, presente do demônio Belial, que em troca de poder, se torna possuidor da metade de sua alma. A trama se desenrola enquanto Ivan Isaacs segue seu caminho em direção à vingança iminente. No decorrer da saga, sua sede por sangue inimigo o leva a eliminar outros Anjos caídos, seguidores de Temozarela, assim como nos mostra o quanto uma alma torturada é capaz para atingir a redenção.


Angry

Angry é um manhwa de autoria de Yoo Kyun Won. No Brasil foi publicado em seis edições em formatinho pela Conrad Editora.
Conta a história de um delinqüente juvenil que se torna um dos melhores lutadores de judô de todos os tempos. Tudo começa quando um garoto de rua chamado Suk Dong-Min, derruba todos os rivais de uma academia de judô, incluindo a estrela do time, uma garota chamada Cho Ha-Seo. A menina – que havia prometido se casar com aquele que conseguisse vencê-la – passa a morar com o jovem.
Isso é apenas o começo, pois Yun-Ki – um jovem apaixonado por Cho Ha-Seo – se torna rival de Suk Dong-Min e está sempre querendo atrapalhar o casal. Está formado o triângulo amoroso e, entre uma luta e outra, os personagens questionam seu relacionamento.




Banya, o Mensageiro

Banya é de autoria de Kim Younh-Oh e foi lançado em 5 volumes pela editora Haksan de 2004 até 2006. Em coreano foi chamado de “Hell’s Angel Delivery Man, Banya” (Pok Ju Baedal Bu Banya). Já nos Estado Unidos recebeu o nome de Banya: The Explosive Delivery Man e foi lançado pela Dark Horse. Aqui no Brasil foi publicado pela Conrad Editora.
Em meio a guerras e monstros habitantes de desertos e florestas, um pequeno grupo de jovens, sem vínculo com nenhum país ou governante, tem a difícil tarefa de fazer entregas. Sob o lema "rapidez, precisão e segurança", seu líder Banya fará de tudo para vencer os obstáculos e cumprir suas missões, mesmo que para isso muito sangue seja derramado.

Dangu

Dangu tem 9 volumes no total, foi escrito e desenhado por Park Joong-Ki. Foi publicado aqui no Brasil pela Conrad Editora.
Manshin-Musas ou 'Guerreiros Xamãs' - são guerreiros capazes de invocar espíritos e se transformarem em berserks e promover destruição. Yarang é um dos manshin-musas mais fortes e que conseguiu uma invejada posição no Governo devido às guerras em que obteve vitória. E meio ao deserto escaldante ele e seu fiel servo Batu estão em uma missão perigosa dada pelo rei, enfrentando perigos que irão pôr as suas vidas em risco.






Warcraft : A Trilogia da Fonte do Sol

Warcraft: A Trilogia da Fonte do Sol é uma coleção de três volumes de manhwa, escrito por Richard A. Knaak, ilustrado por Jae-Hwan Kim e publicado pela Tokyopop. A série é baseada no universo de Warcraft, da Blizzard Entertainment. Os três volumes são : Temporada de Caça, Sombras de Gelo e Terras Fantasmas. No Brasil, a série foi publicada pela Conrad Editora.
A Trilogia da Fonte do Sol narra as aventuras de Kalec, um Dragão Azul que assuma a forma humana para tentar encontrar uma misteriosa fonte de energia. Em sua jornada, ele recebe ajuda de Anveena, uma garota com um estranho segredo. No encalço dos dois, as implacáveis forças da Scourge.


Lulu

I'm boring, no fun at all

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem