30 anos de Dragon Ball

Quem não conhece Dragon Ball ? quem nunca levantou as mãos para ajudar nosso herói Goku a fazer a Genki Dama e derrotar um inimigo que estava ameaçando a paz na Terra ? Discutiu na escola com os amigos o episódio do dia anterior ? Lembro das tardes assistindo TV isso no começo de 2000 e trocar de canal para ver o que estava passando e numa dessas trocas de canal parei na Band e me deparo com um desenho (sim desenho , eu era criança e não sabia a diferença entre animação japonesa e americano , portanto não conhecia o termo "anime" na época) com muita porrada. Para uma criança de 8 anos aquilo era o paraíso , foi aí que conheci Dragon Ball Z , mas antes disso eu já havia assistido a primeira fase de Dragon Ball no SBT , a emissora do nosso grande Silvio Santos não transmitia os episódios em ordem cronológica e ainda ficava trocando os horários de sua transmissão assim dificultando o entendimento da história . Após o fim da saudosa Rede Manchete foi o programa Band Kids da Rede Bandeirantes que trouxe as animações japonesas de volta a TV aberta brasileira e ainda respeitando sua origem e chamando-as de "anime" (foi a primeira vez que ouvi o termo na TV) e além de Dragon Ball Z trouxe outros animes como El Hazard , Tenchi Muyo e Bucky para a alegria da criançada que não tinha muita coisa para assistir nos finais de tarde.
Tudo começou em dezembro de 1984 nas páginas da Weekly Shonen Jump estreava o mangá que seria um enorme sucesso, tanto no Japão como no resto do mundo , Dragon Ball , de autoria de Akira Toriyama. Akira Toriyama já era um mangaká consagrado pelo sucesso de sua obra anterior , Dr. Slump , que foi publicado nas páginas da Shonen Jump entre 1980 e 1984 e a primeira obra de Toriyama que ganhou um anime. Antes de criar Dragon Ball , Toriyama havia lançado um one-shot (história curta) chamada "Dragon Boy" em 1983 na Fresh Jump. A história fala de um garoto que treina artes marciais em um bosque, um dia ele recebe uma missão de seu mestre: levar uma princesa a sua terra natal sem correr perigos, mas o estranho é que o garoto possui asas de dragão. Essa história serviu de inspiração para Toriyama criar o mangá de Dragon Ball , que começou a ser publicado no ano seguinte. Essa história foi compilada junto com os primeiros mangás de Toriyama e lançada no encadernado Marusaku em 2007 pela Conrad Editora aqui no Brasil.


Com elementos da mitologia chinesa (a história é baseada na lenda chinesa Viagem ao Oeste), Akira criou um mundo fantasioso, com lutas espetaculares, poderes, aventuras incríveis, dragões, máquinas futurísticas, alienígenas e qualquer coisa que sua imaginação permitisse. Tudo começa com o pequeno garoto Son Goku, que mora sozinho na Montanha Paozu. Ele foi achado numa floresta pelo velho Son Gohan, que o ensinou artes marciais. Numa noite, Gohan foi morto por um monstro misterioso. Ágil, forte e sem nenhum sinal de maldade dentro de si, Goku se difere das outras pessoas por ter um rabo de macaco. A história começa quando Goku conhece a garota Bulma. Ela o convence a ajuda-lá na busca pelas 7 Esferas do Dragão que, quando reunidas, invocam o Deus Dragão Shenlong que pode realizar um desejo. Com o tempo, Goku vai crescendo, fazendo novas amizades e livrando o mundo do Imperador Pilaf, as Forças Red Ribbon e o temível Piccolo Daimaoh.
No Brasil, foi licenciado pela editora Conrad e publicado em 83 edições (32 edições de Dragon Ball e 51 edições de Dragon Ball Z) entre novembro de 2000 e outubro de 2003. Posteriormente, a Conrad começou a publicar a Edição Definitiva (Kanzenban), entre maio de 2005 e março de 2009 foram publicados 16 volumes (de 34 no total) e em maio de 2011 foi anunciado oficialmente pela editora Conrad o cancelamento da série. Atualmente, é licenciado e publicado pela editora Panini desde maio de 2012.
Dragon Ball ganhou sua versão em anime em 1986 produzido pelo estúdio Toei Animation em parceria com o Bird Studio (estúdio fundado por Toriyama em 1983 após o sucesso de Dr . Slump) baseado nos 16 primeiros volumes do mangá e teve 153 episódios. No Brasil, a série estreou no ano 1996, sendo exibido pelo SBT aos sábados no Bom Dia & CIA. Dragon Ball sofreu diversas alterações de horário, passando a ser exibido somente de Segundas às Sextas, dentro do programa e a partir de 1999 retornando aos dias de semana, porém pela tarde. Foram exibidos apenas 60 episódios da série original dublados pelo extinto estúdio Gota Mágica. Em 2001, a Rede Globo comprou e exibiu os 153 episódios de Dragon Ball com uma redublagem feita pela Álamo.



Dragon Ball ainda teve 3 filmes e 3 especiais de vídeo. No japão a saga toda se chama apenas Dragon Ball , aqui no ocidente o mangá quando chegou no volume 17 teve o nome alterado para Dragon Ball Z , devido ao fato da série em anime ter recebido tal título ao chegar naquela etapa do mangá.
Em 1989 estreava no Japão Dragon Ball Z , baseado nos 26 volumes restantes do mangá. Diferente da primeira fase do anime que era mais cômica, essa parte possui um clima mais sério. Substituíram a comédia, mas o humor ainda existe em partes da série. Esse anime teve 291 episódios e é a fase mais famosa da história , dividi-se em quatro sagas: Saga dos Saiyajins , Saga do Freeza , Saga do Cell e Saga Do Majin Boo. Aqui no Brasil foi transmitido pela Rede Bandeirantes e mais tarde pela Rede Globo.
O título "Dragon Ball Z" foi escolhido pelo próprio Akira Toriyama, porque Z é a última letra do alfabeto e ele queria terminar a série Dragon Ball, pois estava ficando sem idéias. O "Z" foi usado somente no anime para separar a infância e a vida adulta do protagonista Goku. Uma vez que a equipe de animação pensou em tornar Gohan o protagonista, a ideia para o título chegou a ser Dragon Ball: Gohan Big Adventure. Outros nomes também estavam em pauta, antes do Z ser escolhido, sendo eles: New Dragon Ball, Dragon Ball 2, Wonder Boy Dragon Ball e Dragon Ball 90.
O enredo de Dragon Ball Z é situado 5 anos após o final da série anterior, com Goku adulto e pai de seu filho Gohan. Ele conhece seu irmão mais velho, Raditz, que lhe informa que ambos são membros de uma raça extraterrestre, os Sayajins. Tal raça enviou Goku ainda criança para a Terra com o objetivo de conquistar o planeta. Mas, ele fere sua cabeça logo após a aterragem e esquece sua missão inicial. Goku se nega a ajudar Raditz a continuar a missão e começa a confrontar outros inimigos do espaço, como o príncipe dos Saiyajins, Vegeta, que se torna seu rival e posteriormente seu aliado. Ele também enfrenta Freeza, um tirano galático responsável pela destruição da raça Saiyajin, cujas ações levam Goku a se transformar em Super Saiyajin. Após uma dura batalha no planeta Namekusei , Goku derrota Freeza e vinga as mortes de bilhões de seres por todo o universo.
Quatro anos depois, um grupo de Andróides das Forças Red Ribbon aparecem, buscando vingança contra Goku. Mais adiante, surge ainda uma criatura maligna chamada Cell, que após absorver dois dos androides para aumentar seu poder, organiza um torneio de artes marciais para decidir o destino da Terra, mas é derrotado por Gohan.
Sete anos depois, Goku é atraído para outra batalha pelo bem do universo, contra um demônio chamado Majin Boo. Com a importante ajuda de Vegeta e de seus amigos Guerreiros Z, Goku consegue destruir a parte má de Boo e a parte boa do mesmo se une a eles. Dez anos depois, em outro torneio de artes marciais, Goku encontra a reencarnação humana de Boo, Oob. Ao fim da série, Goku leva Oob em uma jornada para treiná-lo como o próximo protetor da Terra.



Dragon Ball Z teve ainda 14 Filmes, 2 Especiais, 6 OVAs e 1 Crossover. Em 2009 foi lançado pela Toei Animation um remake chamado Dragon Ball Kai , Kai significa revisão, nada mais sendo que uma nova versão editada por Akira Toriyama para comemorar os 20 anos de Dragon Ball Z. A nova versão da série possui nova abertura e encerramento e as falas foram redubladas pelos atores originais. Seriam produzidos 99 episódios da primeira versão Kai, mas por conta do terremoto seguido de tsunami no Japão, o último episódio da temporada foi cancelado, e foram exibidos 98 episódios no total, significando um corte de 194 episódios da versão Z. Este corte teve como objetivo fazer a nova série readquirir a dinâmica do mangá original. Em Abril de 2014 a Fuji TV deu início a exibição dos episódios da Saga Boo que estavam sendo produzidos somente para DVD/Blu-Ray.
Em 1996 a Toei Animation lança Dragon Ball GT (Grand Tour), a fase mais curta das três produzidas, composta por apenas 64 episódios. Ao contrário de outras séries de anime anteriores, GT não é baseada na série de mangá escrita por Akira Toriyama, mas conta uma história original concebido pela equipe da Toei Animation, que funciona como uma continuação. Toriyama participou com dicas iniciais, desenho dos personagens, ambientes e objetos e deu o título da série. Essa série tem 3 sagas : Saga de Baby , Saga do Super 17 e Saga dos Dragões Malignos. Dragon Ball GT chegou ao Brasil em 2002 e foi transmitido pela Cartoon Network e pela Rede Globo , atualmente é reprisado pela Rede Bandeirantes.
A história se passa quatro anos após o inicio do treino de Goku com Oob, a reencarnação do terrivel Majin Boo, Pilaf o primeiro inimigo de Goku encontra 7 esferas que nunca foram usadas. O seu desejo acidentalmente transforma Goku na sua versão criança e espalha as 7 esferas pelo universo inteiro. Infelizmente o uso destas esferas tem um preço, se não voltarem a reunir-se na Terra ela vai explodir. Goku, sua neta Pan e Trunks partem pelo universo em busca das esferas. No meio das suas aventuras eles encontrarão o cientista doutor Myuu , um sobrevivente do planeta Plant , um planeta destruído pelos Saiyajins e que busca vingança. 
Os produtores queriam voltar a fórmula da primeira fase mas receberam muitas críticas negativas, levando muitos fãs a desconsiderar GT como uma continuação de DBZ, que também é reforçado pelo fato da série não ser baseada no mangá original. Em 1997 foi lançado um filme que acontece 100 anos após o final de GT e conta a história de Goku Jr , um descendente de Goku que tenta encontrar uma esfera do dragão para curar sua avó Pan .



Muita gente critica o desfecho de Dragon Ball GT , mas eu pessoalmente gosto do final , Goku salvou tantas vezes a Terra que no final acabou virando um Deus e indo embora junto com as Esferas do Dragão.
Ainda existe o famoso Dragon Ball AF , um boato sobre uma suposta nova fase de Dragon Ball que nunca foi lançada e que mais tarde foi desmentida mesmo existindo artes conceituais pela internet , ela não passa de uma história criada por fãs. Aparentemente, AF seria a sigla para Alternative Future ou After Future. Aqui no Brasil um grupo de fãs criou o fanzine Dragon Ball Milênio que contava uma história com os netos de Goku e Vegeta. A revista derivou de um extinto site de mesmo nome, que era referência em Dragon Ball na época. O fanzine vendeu muito, tanto que recebeu cartão vermelho dos detentores do direito da série.


 Dragon Ball ainda teve 3 filmes Live Action (com atores reais) , um sul coreano de 1990 :



Outro taiwanês de 1991 :



E outro norte-americano de 2009 (esse eu nunca tive coragem de assistir , não preciso dizer que o filme foi um fiasco , americanos estragando franquias japonesas como sempre) :



Goku acabou virando um ícone da cultura pop e fez aparições em várias mídias :
Em um dos episódios do anime de comédia Gintama , famoso por homenagear vários animes como Naruto e One Piece ,  eles fazem uma paródia da abertura de Dragon Ball Z. O episódio "Chicken Ball Z" de "As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy" é uma paródia da luta entre Goku e Piccolo. Nesse episódio, Mandy e Billy, respectivamente como Piccolo e Goku, se enfrentam em um torneio de artes marciais. No episódio "Operação: R.E.L.A.T.O." de "KND - A Turma do Bairro", cada agente conta uma história diferente sobre a missão que fizeram. Na versão do Número 4 ele assume a forma de Super Saiyajin 3 e utiliza um golpe chamado Goma de Mascar para lutar contra a Molecada da Rua de Baixo que se transformaram em Freeza. Goku fez uma aparição humorística em Frango Robô. No episódio Um Natal Muito Dragon Ball Z, Goku e Gohan lutam contra a Mamãe Noel ao lado das renas do Papai Noel para salvarem o Natal. Em um episódio do desenho animado "Os Padrinhos Mágicos" o personagem Timmy deseja entrar na TV onde acaba indo parar em vários desenhos. Entre Tartarugas Ninjas e Simpsons, Timmy acaba indo parar no seu show favorito: um tal de Maho Mushi. Desenho que, obviamente, homenageia Dragon Ball. Detalhe que no começo do episódio, Timmy esta louco de desesperado pra assistir seu Dragon Ball genérico, inclusive passa uma reportagem na TV, dizendo que o desenho dava mal exemplo às crianças.
Hoje Akira Toriyama é considerado o grande mestre dos principais autores do gênero shonen, como Eiichiro Oda (One Piece), Masashi Kishimoto (Naruto), Tite Kubo (Bleach) e Hiro Mashima (Fairy Tail), que frequentemente expressam sua admiração por Toriyama, até mesmo com pequenas referências em suas obras. Ainda foi lançado um Crossover que reúne os animes One piece, Toriko e Dragon Ball Z em que os personagens principais participam de um torneio para ganhar uma das carnes mais saborosas e raras do mundo :


Em 2013 foi lançado o longa metragem Dragon Ball A Batalha dos Deuses , com Toriyama profundamente envolvido na produção. A trama envolve Bills, o Deus da Destruição, que busca um adversário digno de seu poder e viaja, junto com seu companheiro Whis, para a galáxia do norte a fim de desafiar Goku para uma batalha. Foi anunciado uma sequência para esse filme chamada "Dragon Ball Z: Fukkatsu no F" para 2015 , onde teremos o retorno do vilão Freeza, além do Deus da Destruição Bills e Whis, do filme anterior. Ainda não há informações sobre um possível lançamento internacional.

Lulu

I'm boring, no fun at all

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem