Eu talvez nunca vou entender essa hyperização em tonro do Christopher Nolan, principalmente sobre o seu mais novo filme Interestellar ( você pode ler o review aqui ). Uma das principais coisas que me irritam em um filme é o seu excesso de auto explicação, seja quando os personagens explicam o motivo dos seus atos ou quando eles explicam para si mesmos para onde vão, porque vão e o que pode acontecer, mesmo você já vendo tudo pela tela e falar:"Ok, estou vendo!".
Quando o assunto se torna um pouco mais técnico e envolve leis da física e da matemática, como viagem no tempo, a perda de tempo com explicação, soa um tanto quando redundante, já que não haveria a necessidade de se explicar algo para um outro matemático em cena. Duvidar da capacidade de quem assiste à algo é pra mim um tanto broxante, já que o legal é despertar a curiosidade e pesquisarmos os conteúdos e significados. Não podemos esperar isso de um Blockbuster Hollywoodiano, mas que podemos sim ser impactados e ser levados a sério por obras do cinema alternativo, onde não há a busca excessiva por lucros e não precisa se massificar, se tornando cult.
Primer é uma dessas relíquias do cinema alternativo, que vale a pena conferir. O filme de Shane Carruth, um matemático e engenheiro (desiludido na vida real) que com apenas $ 7.000,00, produzido, roteirizou. atuou e montou o próprio filme de estreia na sua garagem, criou um dos mais originais, cabeças e instigantes filme sobre viagem no tempo.
No filme dois engenheiro trabalham em uma máquina que reduz o peso de uma massa aparente ao bloquear a gravidade, conforme vão trabalhando na maquina eles percebem que todo o material colocado dentro dela volta com micro organismos que só poderiam estar naquele material se o mesmo estivesse em tempos futuros. Descobre-se assim uma maquina possível de viajar no tempo, o que os levam para indagações morais, psicológicas, filosóficas e claro muita conversa técnica sobre o tema sem ser auto didático, tornando muito imersivo e um tanto difícil de entender, sendo necessário ver o filme mais de uma vez, pra se ter noção das viagens no tempo.
Primer trata a viagem no tempo de uma forma bastante realística e matematicamente possível, se tornando não penas um entretenimento, mas um desafio. E tudo acontece na terra, sem a necessidade de entrar em um buraco negro para viajar no espaço tempo. Então se você, assim como eu fez humanas e não entende nada de matemática, física ou outra linguagem alienígena, existem um gráfico para entendermos como funciona a maquina do tempo de Prime \o/.
Gráfico simples para estudante de humanas || Gráfico complexo para Nerds level Super Sayajin
Download