Vidas ao vento - Kaze Tachinu



Hayao Miyazaki, um dos maiores mestres da animação mundial  retorna a direção depois de Ponyo neste emocionante filme, que no Brasil desembarcou com o nome Vidas ao Vento. 

Nesta animação muito delicada, humana e emocionante - como toda a obra do Grande Mestre Miyazaki - conta a biografia de Jiro Horikoshi um dos responsáveis pela criação dos Mitsubishi A6M Zero, que seria usado pelos japoneses para atacar a base de Pearl Harbor na Segunda Grande Guerra. 

Apesar de ser um tema bastante pesado, o mestre usou da sua sensibilidade e retrata a trajetória de uma garoto fascinado por aviões que se dedica para ser um grande design de aeronaves. Aqui Miyazaki celebra a realização dos sonhos através da criatividade humana, porém nem sempre utilizamos os nossos sonhos e nossa inventividade para fins pacíficos. Jiro, jamais imaginou que o seu sonho se tornaria uma arma de guerra, mas o Mestre toca os nossos corações com uma mensagem extremamente forte e humanística no final do filme “Devemos tentar viver” .

É filme para o nosso tempo, onde vivemos com rumores de guerras e desastres naturais. No filme além de fazer uma critica à guerra por fazer uso dos sonhos e da criatividade para o mal, Miyazaki também fala das dificuldades em um período pré guerra em uma Tokyo dos anos 20, inclusive retrata um grande terremoto que devastou a região no ano de 1923. 

O filme concorreu ao Oscar deste ano, mas perdeu para Frozen ... (pausa) ... porém disseram que em 2015 Miyazaki será contemplado com um Oscar pela sua obra. Lembrando que ele ganhou o prêmio por A Viagem de Chihiro em 2002. Mas o Oscar nunca foi parâmetros para nada, né?! 

Também disseram que o Miyazaki iria se aposentar depois desse filme, o que seria uma grande perda. Apesar de estar bem velhinho e com alguns problemas de saúde, ele não confirmou. Apenas disse que iria se dedicar a treinar novos talentos e quem sabe teremos mais um grande clássico dos Studios Ghibli, com ele na direção? Vamos torcer!!! 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem