Data: 10/09/2014
Roteiro: David Hine e Fabrice Sapolsky
Arte: Richard Isanove
Bem, amigos, mais um Reviewsando, e acredito que terá mais cada dia da semana, porque o atraso é MUITO!
Então, já comecemos com explicações:
Durante esse ano haverá um pequena saga dentro das revista do Universo do Aranha, chamada Spider-Verse. Consiste na reunião de todos os Aranhas de todos os universos alternativos lutando contra uma ameaça que quer eliminá-los.
Como uma forma de apresentar/introduzir novas e antigas versões do Aranha foi criada a revista Edge of Spider-Verse.
A ordem de revistas a serem lidas segue essa:
Aí, você me pergunta: "Mas, Tati, eu não li Superior Spider-Man #32, e agora?"
Então, eu respondo pra você ir nesse review aqui, mas eu também posso resumir em uma linha:
O Aranha Superior se teletransportou, através de uma porta, para 2099 trocando de lugar com o Aranha 2099. Nesse futuro, ele encontrou um assassino de Aranhas e começou a viajar por realidades/dimensões/terras/o que você quiser chamar recrutando outros Aranhas para formar uma equipe.
Droga, não foi em uma linha...
... E o primeiro deles é o Aranha Noir, também conhecido, como um dos meus Aranhas favoritos.
Para os curiosos que queiram se aventurar por uma Nova York dos anos 30 e conhecer esse universo noir, a editora Panini publicou grande maioria dos títulos noir, inclusive as duas séries do Aranha. Homem-Aranha Noir e Homem-Aranha Noir: A Face Oculta.
Nunca esquecer o merchan. |
Esse universo noir é facilmente um dos meus favoritos porque adoro noir, seja em livros, filmes, série, quadrinhos, etc. Nos primeiros dois quadrinhos, vemos Peter Parker, em 1933, um jovem brilhante que teve seu tio devorado (isso mesmo, canibal style) por um aberração de circo. Procurando por esse grupo de aberrações, ele acaba se envolvendo no meio um roubo de peças egípcias macabras, numa delas está uma aranha que pertence a escultura de uma deusa. Essa aranha o pica e lhe dar poderes.
Agora indo pra edição em questão (rimou!), estamos em 1939 (um pulo de 6 anos do eventos anteriores). Peter, Mary Jane e tia May estão no cinema vendo notícias sobre o Aranha e seus feitos em relação a mafiosos e gangsteres. Na platéia também está um conhecido nosso bem misterioso, um tal de Quentin Beck (É o Mysterio).
Um dos pontos que mais adoro no universo noir da Marvel, em principal o do Aranha, é o como os vilões aparecem. Eu nunca havia pensando no Norman Osborn mafioso que controla o crime inteiro da cidade, ou um Dr. Octopus, médico alemão paraplégico (a cadeira dele tem mãozinhas que o auxiliam), aí agora eles me vem com um Mysterio, mágico bem sucedido. Tipo, aqueles mágicos do filme "O Grande Truque", e o que é muito engraçado porque o Mysterio é um loser total. Gosto bastante de imaginar esses personagens em perfis da época. Maravilhoso.
O cara usa um aquário na cabeça... |
Aqui, Mysterio é mais um mágico que só consegue seus feitos na base da farsa, pra isso, ele tem ajuda do Rei do Crime e seus capangas. Desde da aparição do Aranha Noir, Mysterio se ver interessado pela maldição da aranha e quer o seu poder e pra isso ele tem que capturar o Aranha Noir a qualquer custo. Ele até vai dar umas visitas a Felicia Hardy, que é dona de um cabaré (tinha que ser, TINHA QUE SER). Ele tenta conseguir informações dela, mas não dar em nada. Então, ele faz o que qualquer um nos anos 30 faria: "Vou anunciar um espetáculo desafiando o Aranha para uma perfomance mágica". Tão simples. Só os anos 30 mesmo.
O Aranha Noir aparece, e Mysterio põe seu plano em prático pedindo para que ele fique preso no tanque de água (o velho tanque de água), mas antes ele o dopa e tira o seu sangue. Aranha consegue se livrar e é na hora que chega o "Assassino de Aranhas" atrás do Noir. E as pessoas aplaudem.
"Herói e vilão tentam se matar no palco, e alguém atirou na gente. Isso é entretenimento. Vamos aplaudir!" |
Tenho que dizer que embora uma sequência muito simples, e até manjada em várias mídias. Aqui, funciona bem tendo em conta o que sabemos dos personagens envolvidos. E, tipo, se o "Assassino de Aranhas" não tivesse atirado na platéia, o Mysterio ia ganhar um bom dinheiro e seria aclamado. Quentin Beck do universo normal chora.
Em meio ao embate, o Aranha Superior aparece e teletransporta o Noir para o futuro, o assassino também se teletransporta, Mysterio e sua ajudante - que ainda não identifiquei quem é - fogem, Gata Negra foge com o sangue do Aranha e eu fico me perguntando QUANDO VÃO CONTINUAR COM ISSO? Sério, poderia ter uma mensal do Aranha Noir, ficaria feliz todo mês (mas o meu bolso não).
Por fim, mais uma vez a dupla Hine e Sapolsky nos contam uma história intrigante e divertida no universo noir, Acredito que eles conhecem muito bem os personagens que estão trabalhando, uma pena que não puderam trabalhar com todos os coadjuvantes como fizeram nas passadas, mas entregaram um trabalho fino e rico. Richard Isanove deu um tom meio pulp a história, que casou muito bem, acredito que se fosse um preto e branco ou um tom mais pesado, hard-boiled iria destoar. Afinal, está trabalhando com mágica nos anos . Tem mais pulp que isso?
Eu veria, se fosse de graça. |
Por hoje é só, até amanhã com Edge of Spider-Verse #2. Sim, aqui não tem pausas.
por Tatiana Ferreira