Prometheus e a mitologia Alien.


Quando soube que Ridley Scott iria voltar a ficção cientifica e fazer um preludio de Alien , fiquei em pânico!!! UAU, um preludio de um dos melhores filmes de ficção de todos os tempos, como não ficar animado?! O diretor do originar, junto com o H.R Ginger o cara que criou o xenomorfo, também estava envolvido no projeto, altas expextativas!!! Até confirmarem Damon Lindorf, dai as minhas expectativas baixaram. Mas com certeza algo pior do Lost não sairia e com Ridley na direção, que mal pode fazer, né?! 

Ok, para quem não se lembra do filme Alien - O oitavo passageiro (1979), aqui vai um resumo. A nave Nostromo está voltando para terra rebocando uma refinaria e 20 milhões de toneladas de minério com um pequeno grupo de 7 mineradores epaciais e a tripulação é acordada pela nave ao receber um sinal de perigo vinda de um planeta proximo. Bem, a Nostromo é uma nave de mineração e seus tripulantes meros mineradores, louco para voltar pra terra, pegar a sua grana e ir para as suas casas. Mas, contrariando algumas normas a equipe decide parar no inabitavel planeta e socorrer a nave em perigo. 

Chegando na nave, que parece que está lá a algumas centenas de anos, eles encontram um ser estranho sentado numa enorme cadeira. Deram o nome de Space joker e ele já estava fossilizado com um enorme burca no peito.


Ao lado do corpo um grande e profundo poço onde a tripulação se depara com algo organico parecido com um ovo. Um dos mineradores é atacado por uma criatura (Facehug) e após ficar um tempo inconciente, retorna a conciencia até que algo explode em seu peito liberando uma criatura maligna e selvagem e cabe a tenente Ripley acabar com a criatura sem quase nenhum recurso. Caos e medo no espaço!! 


Criou-se então toda uma mitologia que foi levada a exaustão até o quarto filme todas com a Tenente Ripley e a sua busca por destruir essa forma de vida tão perigosa porém muito desejada pela Weyland Industries.

Sempre ficaram perguntas sobre a origem da nave, do space joker, da facinação pela WI pela criatura e quem deixou o sinal de alerta ligado ( que depois sabemos que não era um sinal de SOS e sim um alerta de perigo). Foram tantas perguntas sem respostas e nenhum diretor dos quatro filmes seguintes tentaram responde, apenas prosseguiam com as perseguições de achar a criatura, domestica-la pra fins belicos. Inclusive levando a exaustão com os derivaos Aliens VS Predador.

Mais de 30 anos depois Ridley anunciou que retornaria ao universo para responder essas perguntas...Bem, pelo menos era o que ele deveria fazer... já que o nosso querido Damon mexeu tanto na história que acabou transformando em outro filme. Já não era mais um prequel de Alien e sim um filme baseado no universo do filme muito antes do filme de 1979.

Ok, não desmerece, pelo menos sabiamos que o Space joker estava no filme e isso já seria interessante. No release oficial diz que a história é sobre um grupo de pesquisadores que acham um mapa estelar deixado a milhões de anos por seres espaciais e que esses pesquisadores vão até o fim do universo para descobrir a origem da vida na terra e lutar contra a extinção.

Fui ansiso para a sala de cinema, o filme tinha classificação 18 anos e pelo trailer parecia ser bem empolgante com a música e a ambientação igual ao Alien de 1979.

Ao sair do cinema me dei conta de que o que eu tinha visto foi um novo classico da ficção em nosso tempo! Sai feliz e maravilhado com o que eu tinha visto e as informações são tantas que expandem ainda mais esse universo taõ interessante e enigmatico.

Ainda não somos apresentados a respostas originais e sim a uma introdução sobre a vida na terra, teorias conspiratorias e o mais legal ,o sentido da vida que tanto buscamos. Teria a vida na terra um significado divino, um proposito ou fomos feitos por uma forma inteligente de vida que nos fez apenas por que tinha as ferramentas disponiveis , igual ao que nos fazemos com vida artificial?!

Teremos em breve a continuação de Prometheus e pra onde a busca pela origem da vida na terra nos levará? Não sei, só sei que vale a pena conferir e viajar nas propostas apresentadas.


Extras com cenas deletadas




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem