Guardiões da Galáxia || Resenha sem Spoilers




Olá, vou confessar uma coisa: este foi o primeiro filme da Marvel o qual eu não tinha muito o que saber. Não sabia o que esperar, nunca tinha lido muita coisa sobre esse grupo. Não li “Aniquilação” nem “Aniquilação: A Conquista” nem “Imperativo de Thanos” e nem “Os Aniquiladores”.
O que eu conhecia dos Guardiões se resumia a algumas aparições nas Hqs dos Vingadores (Saga de Korvac, pra ser mais exato) e era isso. Achava o Charlie 27 (o fortão do grupo ) foda e curtia o visual do Vance Astro.

Esta formação do filme surgiu numa época em que a Marvel fez algumas sagas “massavéio” pra lembrar ao leitor dos seus “personagens espaciais” (Surfista, Adam Warlock, Quasar, Ronan. Krees, Badoons...etc).
Essas sagas foram em geral escritas pelos roteiristas (geralmente) “tapa buracos” Dan Abnett e Andy Lanning (eu posso dizer que as Hqs escritas por eles são legais. Todas elas. Seja no Quarteto ou em Superman) e algumas coincidiram em sair em épocas de sagas como “Guerra Civil” e/ou “Planeta Hulk”.

Os Guardiões (a formação do filme) surgiu como consequência de uma dessas sagas espaciais.
Foi um quadrinho pra divertir. O quadrinho pelo quadrinho mesmo... (durou cerca de 25 edições).
Eu tenho todas essas sagas em scan, mas nunca me liguei de pegar pra ler. Por conta do filme que tinha sido anunciadoos Guardiões ganharam um “revival” (pelas mãos do Bendis) e apareceram em praticamente todas as animações Marvel desde então. (“Ultimate Spiderman”, “Avengers Earthest Mightiest Heroes”)
Traduzindo, quando fui ao cinema, não tinha aquele negócio de “ah...vai ter tal cena”, os Guardiões eram uma “Tabula rasa” uma página em branco pra mim. (o que viesse na tela seria surpresa e talvez lucro.)

E o filme me surpreendeu por demais. Seja pelo clima “oitentista”, (maquiagens, trilha sonora diálogos) e também por mostrar que esta “Tabula Rasa” esta “página em branco” poderá ser a “porta de entrada” de todos os personagens espaciais disponíveis e imagináveis na tela!
Este filme entregou o mesmo clima aventureiro que eu (e todos) esperaríamos do (fracassado) filme do Lanterna Verde. Está tudo lá, o jeitão meio tresloucado do Peter Quill (que lembra o Hal Jordan nas Hqs de Mark Waid e Geoff Johns), os personagens digitais com presença (Rocket Racoon e até mesmo o Groot, conseguiram a empatia semelhante a C3-PO e R2-D2 com o público anos atrás, até mesmo lembram as interações de Han Solo e Chewie!

Este filme mesmo sendo uma franquia totalmente nova, conseguiu se aproximar do clima aventureiro e colorido de filmes como os atuais “Star Trek” (que era a única coisa na minha mente que eu conseguia aproximar... tipo “eu acho que o filme terá nível “correria” igual Star Trek”. Até mesmo o filme consegue uma “legitimação” maior perante os fãs trazendo a ótima Zoe Saldana (Uhura de “Star Trek” como Gamora) além de também a vilã do filme Nebula (Karen Gillan) (ou também Nebulosa) lembrar muito visualmente a vilã “Asajj Ventress” de “Star Wars: The Clone Wars” (o que me agradou bastante, pq eu curtia a Nebulosa nos quadrinhos. (A “neta” de Thanos, que deu um trabalhão pros Vingadores e Quarteto Fantástico e que no filme virou filha.)

E é isso, piadas (na medida certa graças a Deus!), correria, explosões... um quê de sensualidade (a Bunda de Zoe Saldana em 3D é divina) e batalhas espaciais.
O filme (obviamente) é todo no espaço. (falo isso pq falaram anos atrás em fazer um filme do Lobo na Terra ajudando um garotinho ). E isso não incomoda. O filme termina e você fica querendo mais daqueles personagens... Mais daquele mundo... e: você não fica cansado (que nem nos “Transformers”)

Espero que Nova apareça, espero que o Capitão Mar-vell apareça... enfim... tem tanto personagem espacial legal pra aparecer que essa franquia terá longevidade garantida...!

Nota: 9,5

Obs: “Nós somos tipo o Kevin Bacon!” – Gamora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem