Pantera Negra | Tudo sobre o universo revelado no novo trailer


Foi lançado o segundo trailer de Pantera Negra, o longa vai chegar as telonas no início de 2018. Muitos elementos da trama foram mostrados para os fãs que aguardam a aventura solo do Rei de Wakanda no universo cinematográfico da Marvel. E aproveitando o momento, fizemos um pequeno guia comentado sobre o vídeo, com os elementos mais importantes para esta nova empreitada da Casa das Ideias no cinema.

Wakanda


Nação fictícia do Universo Marvel, Wakanda já se apresenta como um grande destaque do trailer e será o cenário principal do filme. Uma das civilizações mais avançados da Terra e com uma história particular entre os países africanos, Wakanda é autossuficiente em matéria-prima — com destaque ao mineral vibranium — e sempre foi avançada tecnologicamente em relação aos seus vizinhos, além de nunca ter sido dominada por nenhum povo estrangeiro, religião externa ou estrutura política. Por conta das inúmeras tentativas de invasão, vive isolada diplomaticamente com poucos contatos em relação ao mundo exterior. Dentro de seu território, os wakandianos vivem em uma sociedade de cunho filosófico e religioso, com respeito total à natureza e às divindades ancestrais. Apesar de ser uma fonte rica em petróleo, o país utiliza alternativas renováveis como hidrogênio e luz solar.

Pantera Negra


trailer mostra momentos separados do que parece ser a preparação e origem do Pantera Negra, com elementos que lembram muito a sua encarnação dos quadrinhos. Vale destacar que em Capitão América: Guerra Civil, T’challa assume o manto como um instrumento de vingança em relação a morte do seu pai. Mas será que ele já é digno do título?

Líder político e religioso de Wakanda, o Pantera Negra é um título atrelado a família real local, mas que sempre é colocado em provação como um teste de merecimento do seu usuário. É função de todo membro da família real wakandiana, desde sua infância, passar por provações físicas e espirituais que remodelem o espírito e construam um indivíduo que tenha as qualidades necessárias para governar a nação.

                    Seria esse o momento em que ele se encontra com a divindade de Wakanda?

Ser um exímio combatente e estrategista não é o bastante. É preciso também remodelar o espírito e desafiar o próprio Deus Pantera no plano espiritual. Esta ligação acontece com o consumo de uma erva especial, na qual o seu usuário é colocado frente a frente com a divindade para provar o seu valor. Sobrevivendo a este duro teste de humildade e força interior, o candidato recebe habilidades sobre-humanas como força, velocidade e super-sentidos, tornando-se apto para ser o regente do país.

Além do desafio espiritual, testes no mundo físico também questionam o detentor do manto de Pantera Negra. De acordo com a própria cultura wakandiana, uma festividade anual chamada Dia do Deus Pantera dá a oportunidade para qualquer cidadão do país desafiar o rei em combate, tendo como prêmio, o título de Pantera Negra e o governo de Wakanda. Até o momento, os filmes abordaram apenas os recursos tecnológicos e habilidades físicas do herói.

Dora Milaje


Outro destaque que pode ser notado são as guerreiras wakandianas que acompanham o rei T’challa. Mas quem são essas personagens?

A elite especial do Pantera Negra, as Dora Milaje formam um grupo de guerreiras recrutadas das tribos wakandianas e treinadas para se tornarem eximias combatentes e potenciais esposas para o Pantera Negra. Apesar do seu papel de futuras consortes, T’Challa reformulou o grupo para se tornarem basicamente um time especial de guarda-costas que detém armas e armaduras de vibranium, além de extremo conhecimento nas artes marciais locais. Dentre as Milaje, os destaques são a dupla Okoye (Danai Gurira) e Nakia (Lupita Nyong’o) — com a última nutrindo um amor quase obsessivo pelo seu rei. Será que teremos isso também na versão cinematográfica?

Churi


Em um certo momento, vemos T’challa interagindo com membros da sua família. Além da sua mãe, um personagem de destaque é sua irmã Shuri, próxima na linha sucessória ao trono de Wakanda. De comportamento vaidoso, Shuri acredita ser tão apta quanto o irmão em relação ao título de Pantera, mas não executou os treinamentos necessários para o cargo. Entretanto, mantém uma grande amizade com T’Challa e entende a sua posição no reinado. Nos quadrinhos, chegou a se tornar a Pantera Negra e ajudar o irmão em um plano orquestrado pelo Doutor Destino para conquistar a nação.

Vilões


Uma informação interessante que nos é repassada no último trailer se deve ao número de vilões que o Pantera Negra terá neste filme. Começamos com Ulysses Klaw, o contrabandista de vibranium que apareceu em Vingadores: Era de Ultrone segue como um dos antagonistas deste longa-metragem. Nos quadrinhos, Klaw é o responsável pela morte do Rei T’chaka e na luta contra o seu filho, perde a mão. Substituindo-a por uma arma sônica, acaba utilizando o artefato em si mesmo e se transforma no vilão conhecido como Garra Sônica.


Entretanto, o vilão que mais surpreende em sua aparição é Erik Killmonger, o Golden Jaguar. Nos quadrinhos, Erik é um ex-escravo de Klaw que retorna dos Estados Unidos e tenta tomar o trono de Wakanda. Pela sinopse do longa e as cenas do trailer, percebe-se que Erik terá um papel de revolucionário que se alia a Klaw para usurpar o trono. Diferente dos quadrinhos, quando assume o nome de “Erik, o Terror Negro”, Killmonger terá uma identidade de nêmesis do Pantera Negra ao assumir uma armadura semelhante ao do seu adversário. Esse recurso vem sendo utilizado pela Marvel Studios desde os seus primeiros filmes, com vilões que se assemelham aos heróis (Monge de Ferro x Homem de Ferro, Jaqueta Amarela x Homem-Formiga, etc.)


Em um breve momento do trailer, também percebemos outro vilão importante na mitologia do Pantera Negra. Trata-se de M’Baku, que nos quadrinhos é conhecido como Homem-Gorila. Com poderes especiais, graças a ingestão da carne de gorilas brancos wakandianos, M’Baku torna-se antagonista de T’challa e usurpa o trono do país por um breve período.

Pantera Negra estreia no dia 15 de fevereiro de 2018.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem