A Morte Te Dá Parabéns | Comédia e Terror na medida certa


Alguém preso no mesmo dia que fica revivendo todas as experiências que acontecerão nessas últimas 24 horas, não é novidade no cinema, vale citar o Feitiço do Tempo com Bill Murray e o filme ação No Limite do Amanhã com Tom Cruise. Apresentar um grupo de adolescentes fugindo de uma assassino, quase que imparável, também não é algo novo, vide Sexta-Feira 13 e a clássica franquia Pânico. No entanto, quando você junta essas duas fórmulas e consegue equilibrar o humor e terror/suspense, aliado com bons atores, você tem um ótimo produto para se trabalhar e bastante vendável. A Morte Te Dá Parabéns consegui aliar esses dois elementos sem pretensão de ser maior do que ele realmente é, um filme terror muito divertido, como os que aparecerão entre o fim dos anos 1990 e a primeira metade dos anos 2000. 

No filme, uma jovem universitária chamada Tree (Jessica Rothe) morre de uma forma assustadora e acorda novamente na manhã do dia em que morreu. Em um primeiro momento, ela pensa estar vivendo um grande déjà-vu, mas logo percebe que as coisas são mais sérias, embarcando em uma jornada para descobrir a identidade do assassino e conseguir, assim, se libertar desse fluxo de repetições.



A Morte Te Dá Parabéns brinca com clichês dos filmes de terror, inclusiva na primeira morte da personagem do filme é um exemplo bem claro disso. O diretor Christopher Landon, traz alguns desses elementos como o found footage que ficou famoso por A Bruxa de Blair e nos três longas da franquia Atividade Paranormal. Landon consegue conduzir muito bem as cenas suspense do filme e guardar a revelação do assassino misterioso em detalhes ao longo do filme. Ainda que a história não exija um grande esforço intelectual para se entender, o roteiro entrega bem alguns artifícios para manter o espectador distraído do foco e isso acaba gerando uma sensação de elemento surpresa. O produtor Jason Blum, fundador da Blumhouse Productions, também tem seus méritos, que de forma notável ele se mostrou disposto a apostar em novas formas do gênero. Por exemplo, a produtora é responsável por sucessos como Corra! e vários outros filmes de terror, como Ouija e sua continuação Ouija: Origem Do Mal, O Presente e os três longas da franquia Sobrenatural. Um gênero que parecia saturado está se renovando.

Diferente da tendência de que, para ter humor em um filme terror era preciso ter cenas com sangue esguichando e respingando em tudo e em todos, tripas que saltam o corpo e outras situações para quem tem estomago forte. Mas o filme foge dessas cenas escatológicas que não irão contribuir em nada para a história, em vez disso o longo se aproveita dos efeitos de sonoplastia bem exagerados e em iluminação clichê, usada para assustar o espectador. Essa parte de comédia é muito bem abordada pela a atriz, Jessica Rothe, a Treeque no começo do filme tem um grupo de amigas bem parecidas com as de Garotas Malvadas, Tree ao longo do filme vai tendo sua redenção. Por falar nisso, Rothe está sensacional no papel da protagonista, ela já pode, quem sabe, está entre as grandes scream queen como Neve Campbell e Jamie Lee Curtis.



Claro que o filme também tem seus defeitos, mas que passam quase que desapercebidos, como por exemplo: Há uma cena (que inclusive está no trailer, então não é spoiler) que é mostrado que devido as inúmeras mortes que a personagem vem sofrendo o corpo começa a apresentar consequências, mostrando que o corpo não vai aguentar por muito tempo essa repetição de mortes, no entanto depois disso, o assunto não é mais tocado ou explanado. Outro fator que não é explorado, é o por que da Tree está revivendo esse dia e como isso foi acontecer, a resposta pode ser que seja por conta do seu aniversário, mas não fica claro, portanto fica a sua conclusão (talvez).



Ver um filme de terror "inocente", sem pretensão de ser mais do que ele é ou até mesmo de querer criar um franquia é muito bom ver nos dias de hoje. Longas que fazem essa junção de gênero um pouco distintos acabam se perdendo um pouco. Em A Morte Te Dá Parabéns, temos a trama universitária presente em filmes teens, o terror dos slasher movies e a comédia inocente inspirada em Feitiço do Tempo. Landon consegue realizar essa mistura de forma organizada e despretensiosa, mostrando para nós, espectadores, que é possível dar boas risadas em filmes de terror e sair sabendo que você se divertiu, mesmo após ver uma jovem inocente morrendo das mais diversas maneiras.

Nota do Crítico: 8/10

A Morte Te Dá Parabéns chega hoje aos cinemas brasileiros. E você pode conferi-lo no Centerplex cinemas do Shopping Via Sul.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem