O que são doramas

DORAMA é como são os chamados os dramas na Ásia (Coreia do Sul, China, Japão e Tailândia, essencialmente falando) e virou modinha que veio na esteira da explosão dos animes.
Fãs idolatram as estrelas hallyu: artistas que atuam, cantam e são modelos.

Obviamente sai mais barato para estúdios apostarem em novelinhas (sim!, os doramas são novelinhas que muito lembram aquelas "novelas mexicanas"... cheiinhas de drama; muita risada de posturas e falas ultrajantes de tão insólitas e exageradas e muito chororó pelos impasses românticos) do que em uma gama de artistas visuais (desenhistas, roteiristas, arte-finalistas, ...) e ainda contar com dubladores, técnicos e tudo o mais para construir um anime.

E para emplacar ainda mais na parada metida a real, muitos doramas começaram como "live" dos mangás e animes. Não há como esquecer o tocante "O homem do metrô", um live japonês de um nerd otaku medroso que se apaixona por uma moça dentro do metrô e toda uma impossível relação vai sendo construída a partir dos comentários dele on-line. Vale a pena.
Death Note foi um mangá japonês que bombou, originou um live, filmes... e dorama.

Onde encontrar dorama para ver se consegue resistir a essa mania? Por incrível que pareça, até a Netflix entrou nessa com um sortimento - inclusive da própria Netflix! - bem variado. Basta pôr no buscador da Netflix "séries asiáticas". E que chovam os títulos! Tem j-drama (dorama japonês), k-drama (coreano) e c-drama (chinês).
Além da Netflix, você encontra facilmente em dois sites "gratuitos" tipo spotify, cheiinho de propaganda e limite... até que você se aborrece e assina logo o canal! São os canais Viki (https://www.viki.com/) e Dramafever (https://www.dramafever.com/pt/) e há também o blog Dopeka (http://www.dopeka.com/doramas/).
Eventuais filmes asiáticos e seriados são encontrados (por tempo limitado até que sejam removidos) no youtube.

Agora... se você já for um doramaníaco(a), poste nos comentários qual dorama você aconselharia ou desaconselharia e se tem algum de que você gostaria de saber mais.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem