Westworld, revela um dos maiores segredos da série. Quem é Arnold?



Para quem não assistiu o último episódio de Westworld, aviso logo, a partir de agora terá muitos, muitos spoilers!                                                                                                      

Westworld começou a responder suas perguntas e ontem no 9º episódio a pergunta que mais se fazia na série era: “Quem é o Arnold?”. Sim, agora sabemos quem ele é, e mais uma vez a Westworld foi eficaz, competente mas, desta vez sem surpresas. Confirmando as várias teorias, temos um Bernard revelado como o icônico parceiro de Ford ou melhor conhecido como Arnold.

Só para recapitular, Arnold e vários momentos foi citado na série, ele era conhecido por ser brilhante, e muito astuto. Arnold queria dar consciência aos anfritriões, fazendo-os deixarem de ser apenas meros robôs dentro do parque. Sua história só foi então parcialmente apresentada em forma de um flashback, quando Ford conta para Bernard sobre os grandes feitos e o trágico fim de colega.

Neste episódio agora sabemos que Arnold morre em um “acidente” envolvendo Dolores e talvez com a ajuda do Homem de Preto. Mas, não podemos esquecer que eventos ocorridos no parque sugerem que Arnold está influenciando alguns anfitriões, empurrando-os para a então auto-conciência, embora não esteja claro quem seja esse outro “ser” operando na cabeça dos anfitriões, este episódio revela que fragmentos de consciência de Arnold estava esteve bem vivo na cabeça de Bernard.

É certo de que sim, foi Ford quem criou Bernard a imagem e semelhança de Arnold e até o programou para ter todos os seus jeitos e maneiras de comportamento, deixando-o ainda mais parecido com o seu velho amigo, mas, podemos entender que isso pode ser apenas uma retribuição de Ford, ao presente que ganhou de Arnold quando é agraciado pela família de robôs que vivem em um local oculto dentro do parque.

Com essa nova peça, neste enorme quebra-cabeça, podemos agora fazer diversas conexões sobre as várias cenas que apareciam Dolores e Bernard juntos. A série nos fez acreditar que ao invés de Dolores está tendo encontros com Bernard nos dias de hoje, ela na verdade estava encontrando com o próprio Arnold, dentro de uma oficina abaixo da então igreja, que apareceu desde o primeiro episódio da série, a qual foi agora confirmada ser a primeira cidade criada dentro de Westworld. Não me recuso a pensar que essas reuniões com o seu “criador” deve ter algo muito relevante ao caminho do labirinto, caminho este que os anfitriões parecem seguir como uma espécie de busca ao céu.

Houveram várias pistas que mostravam o caminho desta revelação de Bernard e Arnold.

Para quem se lembra, a foto que Ford mostrou para Bernard quando ele perguntou quem era Arnold, tinha duas pessoas, nos levado a entender que na foto tinha Ford e o seu sócio. Bernard só viu duas pessoas: um Ford Mais novo ao lado de um homem mais velho que episódios depois descobriríamos que ele era um anfitrião construído por Arnold. A imagem tinha um bom espaço para caber mais outra pessoa. No episódio de ontem confirmou que Bernard não poderia de fato ver, pois ele estava programado para simplesmente não enxergar essa terceira pessoa, afinal ele é um anfitrião.


Ok, mas o que isso significa, o que muda em Westworld? Ele é só mais um dos vários anfitriões dentro do parque, que se provou ser tão descartável quanto qualquer outro. Bem, se Bernard foi criado a imagem e semelhança de Arnold e ainda ter sido programado com os seus comportamentos. Não podemos esquecer que ele foi por muito tempo chefe da divisão de comportamentos da empresa, ele teria os meios e toda as várias possibilidades para alterar códigos dos milhares de anfitriões a vontade, embora não fique claro de como ele poderia fazer isso sem que Ford soubesse. 

Essa revelação pode ter o seu papel chocante na trama, mas não posso apenas de uma explicação de uma teoria da qual se tinha levantado, Arnold ainda vive, e tenho alguns palpites onde ele está, e vocês não?

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem