Westworld, calma, senta aí e relaxa no final tudo dá certo!



Para quem já assistiu ao último episódio exibido de Westworld 'Trace Decay', muitas, mas muitas respostas ficaram no ar. Há poucos dias não nos conformávamos com a quantidade de perguntas que a série fazia e nenhum resposta aparecia. Em 'Trace Decay' foi diferente, muitas respostas para muitas perguntas das quais nós nem estávamos preocupados.

Este episódio foi bastante focado em antigas lembranças dos anfitriões, e é aí que tudo fica um pouco mais claro, ao contrário dos hóspedes que conhecem o mundo, os anfitriões são mais complexos mesmo que em seu mundo fechado, e agora sabemos que eles têm muitas coisas para contar, e todas as suas narrativas foram importantes para a criação das suas "personalidades" através do tempo. Falando em tempo, o Westworld mostrou que nós expectadores, não somos os únicos preocupados com isso.

Não dá pra negar que o diálogo que Bernard tem com Ford sobre a dor que ele está sentindo é muito impactante, deixando-o questionar até sua própria obediência ao Ford, seu criador. A culpa de Bernard é muito humana, e a sugestão de Ford de que ele deveria estar orgulhoso de suas emoções é verdadeira. Sim, a angústia é dolorosa. Sim, sentir arrependimento é horrível. Mas o importante é que ele pode sentir essas coisas, que essa inteligência artificial não é completamente insensível em suas ações. Embora Ford tenha sido enfático em lembrar a um de seus técnicos há alguns episódios que os anfitriões são apenas máquinas, isso que ocorreu foi muito real, inclusive muito mais humano que se possa imaginar.

Por dois episódios ficamos nos perguntando onde estava Elssie que havia sido pegue enquanto investigava sobre o caso do roubo de dados do parque, a resposta veio em forma de um flash de Bernard que apareceu estrangulando-a, assim fica evidente que Theresa não é a primeira pessoa morta por Bernard a pedido de Ford.

Damos sequência falando da jornada do Homem de Preto e Teddy que estão bem perto de chegar ao seu final. Não por estarem bem próximos do labirinto, mas porque Teddy se lembrou que foi o Homem de Preto quem havia maltratado Dolores a alguns episódios atrás. Acredito que o caminho para o labirinto realmente seja esse o de auto-descobrimento, e por algum motivo tudo aquilo era pra realmente acontecer, podendo ser apenas mais um plano do Homem de Preto, pra que então todos os anfitriões tenham este tipo de pensamento. Ele, pra mim, não pareceu nenhum pouco surpreso quando Teddy falou que sabia quem ele era, ele apenas riu e disse "Ah, você se lembra?"


A teoria das diferentes linhas de tempo ficou um pouco mais nítida, porém exatamente neste episódio ela foi realmente bem trabalhada, os detalhes aqui não foram sutis, foram jogados e só não viu realmente quem não quis.

Confusos, vamos lá: Para quem não notou aquela mulher que Teddy e o Homem de Preto encontram no meio daquela carnificina, que momentos depois descobrimos que aquilo é trabalho do pessoal do Wyatt, é a mesma anfitriã que recepcionou o jovem Willian quando ele chegou ao parque. O Homem de preto logo a reconheceu ficando surpreso por ainda ela estar sendo utilizada, e não aposentada como ficam os anfitriões mais antigos. Isso poderia passar despercebido, mas como sabemos isso é quase impossível se tratando de Westworld.

Com isso, as linhas temporais podem ser realmente melhores explicadas, podendo dividi-las em tempos realmente precisos. Abaixo segue um pequeno resumo de como isso poderia acontecer.

Seria esta a sequência das linhas temporais?

Flashback do Ford.
Chegada de Willian ao parque

Quando Teddy a encontra








Além dos diferentes logotipos, roupas e objetos como a faca utilizada por Willian e o Homem de Preto, este pode ser de longe a melhor pista de que o jovem Willian e o Homem de Preto são de fato as mesmas pessoas. Logo, as cenas de Dolores com Willian são grandes Flashbacks que mostram a primeira grande viagem aos limites do parque. Mas o que levou Willian a se tornar o rancoroso Homem de Preto?

Se William é o Homem de Preto, então nós aprendemos que Westworld mostrou algo profundo e realmente perverso dentro dele.  Embora ele afirme que sua esposa tomou o remédio errado, fica claro que ela cometeu suicídio, mas porque? Talvez ela já soubesse o monstro que ele é, ou talvez porque ele nunca a amou de verdade. Se assim for, lembremos que Willian já abriu seu coração para Dolores revelando estar sentindo por ela uma coisa que jamais havia sentido antes por outra mulher.

Agora temos uma Meeve mais focada e cheia de poderes, seu plano de sair das instalações do parque começa ganhar forma e a cada episódio ele se torna mais ambicioso. Agora com o poder de controlar anfitriões, ela quer formar seu exército. Sobre como esse plano acontecerá, não me parece claro, porém com sua determinação parece que não será tão difícil. Neste episódio ficou bem claro que suas lembranças com sua filha não são apenas lembranças que complementam sua personalidade, assim como acontece com Bernard, elas foram reais e quem nos contou foi o Homem de Preto, revelando ter matado Meeve e sua filha para testar seus sentimentos.

"Eu queria ver se conseguiria fazer alguma coisa realmente ruim, para saber como eu era por dentro", continua "Eu matei ela e a filha, só pra ver o que sentia"

Um outro forte momento que parece deixar ainda mais claro esses tempos diferentes foi as lembranças de Dolores, teorias aqui parecem ser muitas em todas as cenas em que ela apareceu, perguntas e mais perguntas foram feitas, e o pior, respostas foram dadas. Existe sim mais de duas linhas de tempo: a de quando a cidade estava funcionando,  a cidade soterrada, e a mesma cidade esta sendo palco da nova narrativa de Ford. A confusão maior foi quando ela perguntou para o Willian, "Quando estamos?". Sabe Dolores, também queremos saber

Ha muitos detalhes não revelados nessas teorias, eu tenho a sensação de que tudo está ali, bem na nossa cara, mas é tão difícil de juntar, ou relativamente tão simples, que preferimos ir para milhões de outros caminhos ao invés do mais óbvio.

Pontos importante deste episódio:

  • Maeve consegue controlar os outros anfitriões;
  • Maeve realmente teve uma filha, não era uma lembrança implantada;
  • A recepcionista do jovem Willian, também é uma das mais antigas anfitriãs do parque, ela estava inclusive naquele flashback que o Dr. Ford contou a Bernard sobre quem era Arnold. Juntamente com ela, Meeve e a personagem que tem uma cobra tatuada no corpo.
  • A criação do personagem Wyatt, ele realmente vai ser o antigo anfitrião pai de Dolores? Ele sairá do parque?
Restando apenas dois episódios para sabermos se o Homem de Preto é realmente o Willian, ou apenas um artifício dos produtores para tirar a nossa atenção para o que realmente importa. Como sempre, Westworld continua nos confundindo e estranhamente nos causando uma certa excitação, mal podemos esperar pelo próximo episódio.

Confira o teaser 'The Well Tempered Clavier', próximo episódio da série que vai ao ar no dia 27 de novembro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem