Westworld | Afinal, quem é Arnold?



Já estamos no terceiro episódio de Westworld, e alguns mistérios já começam a parecer, sendo que recentemente, mais precisamente no terceiro episódio, um nome parece ter deixado muita gente com uma pulga atrás da orelha: afinal quem é Arnold? 

Recapitulando, para quem não se lembra, o nome “Arnold” foi citado por Walter, um dos anfitriões que o citou após "matar" outros seis “companheiros de profissão” bem na frente de dois hóspedes. Segundo foi explicado, aqueles que foram mortos Walter no Saloom foram os mesmo que a algum tempo atrás, em outra narrativa do parque o "mataram", e que apenas simplesmente ele foi lá para se vingar (como assim, ele se lembra?)


Ao ser informado do incidente, Bernard, o programador Sênior do parque, procura Dr. Ford e o fala da estranha ocorrência, e é aí que o mistério ganha forma, pois Ford explica que Arnold era um dos parceiros de negócios nos primórdios, época em que o parque ainda não recebia a visita de hóspedes. Ford e Arnold trabalhavam em uma forma de deixar os anfitriões ainda mais inteligentes, porém Arnold que era o mais ambicioso, não apenas os queria mais espertos, Arnold ansiava que os anfitriões tivessem de fato uma consciência, que eles fossem seres realmente pensantes.

Baseado nisso, Arnold criou seu código apoiando-se em 4 elementos: de memória, de improvisação, de interesse próprio e, a mais perigosa de todas, a da teoria Bicameral. Esta ultima é a mesma que os seres humanos mais primitivos costumavam se apoiar, imaginavam que as vozes de seus pensamentos eram de fato as vozes dos deuses se comunicando com eles. Para Arnold, os anfitriões programados com estes quatro elementos acabariam criando autoconsciência, no entanto, após eles serem programados para alguma temática dentro do parque onde nelas envolviam ter monólogos, os códigos de programação de Arnold, eram ativados resultando que muitos deles acreditavam serem deuses.

Ford confirmou que todos os vestígios do código de Arnold teria sido apagado… Bem não é o que está acontecendo, fragmento dos códigos parecem estar sendo apresentados, causando um certo distúrbio nos anfitriões, seja escutando vozes ou conversando com alguém que não está na temática. Dois casos ilustram bem essas situações, como a voz que Dolores ouviu ao encontrar a arma e a do próprio Walter quando disse: ”Eu preciso do meu leite Arnold!“

De acordo com Ford, após falhar com seu código, Arnold se isolou, passou a se comunicar apenas com os anfitriões, procurou por respostas e no meio dessa busca, faleceu ali mesmo dentro do parque… assim acreditam. Ford chegou a mencionar: “Nós, chamamos de acidente, mas Arnold era muito, muito cuidadoso.”

“Nós, chamamos de acidente, 
mas Arnold era muito, muito cuidadoso.”

Aos poucos, estamos vislumbrando a complexidade que é Westworld, que tudo ali é meticulosamente encaixado de maneira única e que se abalada pode se tornar um verdadeiro caos. Pensar que Arnold ainda pode estar vivo, am algum lugar la fora ou mesmo dentro do parque (teoria maluca da minha cabeça) é muito surreal, porém não é impossível, afinal estamos falando de Westworld. Os produtores disseram: “vocês certamente não verão Arnold novamente”. A minha pergunta é, será?

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem