Quadrinhos muito além de DC e Marvel


Bem, para começar, QUADRINHOS NÃO SE RESUME SÓ EM DC E MARVEL BANDO DE NERDS MALDITOS!!! Ufa desabafei. Eu resolvi escrever esse artigo por causa de certas coisas que vem me incomodando ultimamente na internet. Fóruns de discussão, sites, blogs, canais do YouTube e etc, só sabem falar de DC e Marvel Comics. Claro que isso é devido a todo o hype dos filmes e tal, mas como eu disse no meu desabafo, histórias em quadrinhos não se resume apenas a essas duas editoras. Aqui vou indicar HQs de outras editoras e tentar abrir a cabeça desses nerds bitolados:

The Walking Dead


Vamos começar com a HQ que deu origem a série de TV (que eu pessoalmente detesto), "Os Mortos Vivos", como ficou traduzido o nome aqui no Brasil, foi criada e escrita por Robert Kirkman, e é publicada desde 2003 nos EUA pela Image Comics. A história todo mundo conhece, um grupo de pessoas tenta sobreviver em um mundo atingido pelo apocalipse zumbi.
The Walking Dead foi responsável pelo retorno dos zumbis na mídia, por causa de seu sucesso ocorreu uma explosão de games, livros e filmes com essa temática. Desde sua estreia, a HQ se tornou um dos maiores sucessos da história da Image Comics, praticamente todos os meses figurando nas primeiras posições do Top 10 de vendas de encadernados nos EUA. No Brasil a série é publicada pela HQM Editora.

X-O Manowar


Fundada pelo ex-editor-chefe da Marvel, Jim Shooter, e pelos artistas Bob Layton e Barry Windsor-Smith, a Valiant Comics publicou títulos como X-O Manowar, Bloodshot e Dr. Mirage de 1989 a 1994. Neste ano, a editora foi adquirida pela produtora de videogames Acclaim, que cancelou todos os títulos para voltar a publicá-los em 1996 já sob o selo da Acclaim Comics. Estas revistas foram publicadas até meados de 2000, quando a Acclaim entrou em falência. Em 2012 a empresa retornou aos negócios recomeçando mais uma vez seus principais títulos, com grande sucesso. O material é publicado aqui no Brasil pela HQM Editora, a primeira editora no mundo a publicar os títulos da nova Valiant Comics fora dos Estados Unidos.
Um desses títulos é X-O Manowar, que conta a história de Aric de Dácia, guerreiro que passou toda sua vida no campo de batalha combatendo o Império Romano, no ano 402 d.C. Depois de perder sua família para o exército inimigo, Aric é abduzido e escravizado por uma raça alienígena conhecida. Após anos trabalhando em uma nave-colônia ao lado de outros prisioneiros, ele consegue escapar se apossando de uma relíquia sagrada: Shanhara, a armadura X-O Manowar. Ao escapar da nave, ele vai parar no século XXI, onde descobre que não há mais Império em Roma e precisa lidar com novas ameaças em um mundo completamente desconhecido. O roteiro é de Robert Venditti (Lanterna Verde) e arte de Cary Nord (Conan, O Bárbaro).

Hellboy


Criado por Mike Mignola e publicado pela Dark Horse Comics, Hellboy é filho de um demônio com uma feiticeira. Foi invocado do Inferno por uma ação conjunta de Rasputin, o monge louco e da Alemanha Nazista, que havia criado o projeto Ragnarok, com o intuito de trazer o apocalipse à terra. Descoberto por soldados Aliados nas ruínas de uma capela nas Ilhas Britânicas em 1944, ele é criado pelo Professor Trevor Bruttenholm e quando atinge a maioridade passa a trabalhar para uma organização ultra-secreta resolvendo casos sobrenaturais.
Hellboy não é bem um super herói, seu próprio criador, Mike Mignola, não gosta de defini-lo assim, pois ele, apesar das características citadas antes, é um sujeito como todos nós, com defeitos e qualidades, e que tem dos outros uma visão concebida simplesmente baseada pela sua aparência. Aqui no Brasil, a Editora Mythos tem lançado edições de luxo com as melhores histórias do demônio.

Invencível


Publicada originalmente pela Image Comics, Invencível é de autoria de Robert Kirkman, mesmo criador de The Walking Dead, e contra a história de Mark Grayson é um estudante como a maioria dos jovens da sua idade, que trabalha num fast food depois das aulas e nos finais de semana, que curte muito as garotas e que gosta de acordar tarde aos sábados até que seus desenhos animados prediletos comecem na tevê. A única coisa que diferencia Mark dos outros jovens é que ele é filho de um dos super-heróis mais poderosos da Terra. Adotando o nome de Invencível, Mark terá que provar, entre lições de casa e batatas-fritas, que pode vir a ser um herói tão bom quanto seu pai.
Invencível é uma história simples com muito humor, um protagonista comum buscando seu lugar no mundo, descobrindo seus superpoderes e se divertindo com isso, enquanto faz o que considera ser um herói. Invencível é publicado aqui no Brasil pela HQM Editora.

Saga


Saga é uma série em quadrinhos no melhor estilo space opera com um toque de fantasia criada e escrita por Brian K. Vaughan e ilustrada por Fiona Staples. Publicada originalmente como uma série mensal pela Image Comics, a série é fortemente influenciada por Star Wars, Flash Gordon e em ideias concebidas por Vaughan desde quando ele ainda era criança.
Frequentemente comparada pela crítica especializada como um “encontro entre Star Wars e Games of Thrones”, Saga nos conta a história de Alana e Marko, dois soldados em lados opostos numa longa e devastadora guerra intergaláctica, que se apaixonam. Eles acabam se casando e têm uma filha. Isso é apenas o começo dos transtornos para ambos, que precisam fugir de seus respectivos exércitos e de todo outro tipo de perigo para (tentar) encontrar um lugar para viver em paz.
Saga recebeu inúmeros prêmios desde seu lançamento, inclusive 6 Eisner Awards (o Oscar dos quadrinhos). A série é publicada aqui no Brasil pela editora Devir, que até o momento lançou apenas um volume.

*Nota: algumas dessas HQs acabam não fazendo sucesso de público por causa da periodicidade (no caso Saga e Invencível), muitas edições demoram meses para serem lançadas em território tupiniquim, assim afastando leitores ou obrigando-os a baixar pela internet. Espero que as editoras acordem e vejam o potencial que tem em mãos. 

Lulu

I'm boring, no fun at all

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem