5 Polêmicas envolvendo Desenhos Animados

Se você passou sua infância durante os anos 80/90 já deve ter percebido que muitos desenhos animados que assistíamos naquela época atualmente não passam mais na TV. Tom e Jerry, Pernalonga, Papa léguas, Pica Pau e muitos outros sumiram da programação por vários motivos: violência exacerbada, uso de armas de fogo, referências a conteúdo adulto e etc. Vivemos na era do politicamente correto, qualquer coisinha pode ser considerada ofensiva ou má influência para as crianças.
Não é de hoje que os desenhos animados são temas de polêmica, grande parte das pessoas acreditam que eles contém mensagens subliminares. Certamente alguns desses desenhos possuem segundas intenções, alguns deixam isso tão claro que acabam sendo banidos. Aqui vou listar algumas dessas animações:

Scrub Me Mama With A Boogie Beat

Considerado o desenho animado mais racista de todos os tempos, se é que existe classificação para isso. Foi produzido em 1941 por Walter Lantz, criador do Pica-Pau. Qualquer semelhança com a forma como os negros – em especial os nordestinos – são vistos e tratados por muitos dos brasileiros não é mera coincidência. A começar pelo nome da cidade na animação "Lazy", que em inglês significa “preguiçoso, ocioso, indolente, vadio, lento, pouco ativo”. 


Pokémon - Porygon, o Soldado Elétrico

Este é o mais famoso dos banidos, em uma cena do episódio Ash e Porygon são atacados por vários mísseis atirados contra eles pela Equipe Rocket e Pikachu usa um Choque do Trovão que faz com que vários flashs azuis e vermelhos sejam exibidos por alguns segundos. Cerca de 1 em 4000 pessoas são vulneráveis a epilepsia fotossensível, que são crises de convulsões causadas por imagens que piscam muito rápido, no dia que o episódio foi transmitido 700 crianças japonesas foram parar no hospital, muitos delas sofriam desse problema. No Japão, o episódio foi banido após sua 1ª exibição, por conta desse ocorrido, Porygon e suas evoluções nunca mais apareceram no anime.


Os Simpsons - A culpa é da Lisa

Em 2002 os Simpsons vieram ao Brasil, precisamente ao Rio de Janeiro, que foi retratado como um lugar infestado de ratos e macacos, onde os policiais se mostravam preguiçosos e inúteis, homens na sua maioria bissexuais e uma apresentadora de programa infantil que beirava a pornografia. Bom, alguns pontos no desenho são bem verdadeiros e temos que concordar que nossa televisão é realmente tomada por baixarias. Verdade ou não, o conselho de turismo do Brasil ameaçou entrar com uma ação judicial contra a série, mas nenhuma ação foi tomada depois que o produtor James L. Brooks pediu desculpas publicamente.


As Crianças de Hitler

Os estúdios Walt Disney produziram diversas animações com propagandas anti nazistas durante a Segunda Guerra. Uma das mais famosas é a "Educação para a morte" ou também chamada "As Crianças de Hitler", lançada em 1943. A animação conta a história de Hans, filho de um casal de alemães que, desde a infância, entra em contato com as ideologias totalitárias, como o racismo ariano, o culto ao líder, o anti semitismo, o desprezo à democracia, entre outras. Essa animação foi relançada pela Disney em DVD na coleção "Disney Treasures: On The Front Lines" em 2004. Foi a primeira vez, desde 1943, que a Disney relançava o polêmico desenho.


South Park - Bloody Mary

South Park é um caso à parte, o desenho animado é conhecido por tirar sarro de praticamente todo mundo, desde celebridades de Hollywood até líderes religiosos. Um episódio em especial é o "Bloody Mary", nesse episódio aparece uma estátua da Virgem Maria que, ao menstruar, provava ter poderes de cura. Organizações católicas tentaram proibir a veiculação do capítulo, assim como a sua presença no DVD da 9ª temporada. A repercussão serviu apenas para o desenho registrar uma das maiores audiências de sua história em 2006.

Lulu

I'm boring, no fun at all

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem