Obrigado Roberto Gómez Bolaños


Nem acreditei quando vi a notícia mas infelizmente era verdade , Roberto Gómez Bolaños , o nosso querido Chespirito faleceu aos 85 anos . Quem nunca riu com as trapalhadas do garoto órfão Chaves ? do Polegar Vermelho ? Assistiu milhares de vezes os mesmos episódios , ouviu sempre as mesmas piadas e mesmo assim deu risada ? Ficou com vontade de chorar assistindo o episódio em que o Chaves é expulso da vila ?

Roberto Gómez Bolaños nasceu em 21 de Fevereiro de 1929 na Cidade do México , filho da secretária bilíngüe Elsa Aguilar Bolaños-Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, Roberto foi o segundo de três irmãos . Antes de se tornar um ator, foi boxeador novato , também se formou em arquitetura na UNAM, mas nunca praticou.

Bolaños começou a carreira como escritor criativo para rádio e televisão durante a década de 1950.
Começou a representar como ator em 1960, no filme "Dois Criados Malcriados". Bolaños começou sua carreira como roteirista de programas de comédia e de obras do seu xará de codinome, o britânico William Shakespeare, cujo apelido no diminutivo, pronunciado em espanhol , se leria "Chespirito".
Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada".



Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves. Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves.

 El Chavo Del Ocho (literamente "O garoto do oito") foi ao ar pela primeira vez em 1971 na TV TIM ainda como um quadro do programa Chespirito, assim como o Chapolin. Porém o quadro do garoto Chaves começou a fazer um grande sucesso e ganhou horário próprio, seguindo os passos do Chapolin.
O grande sucesso das atrações da TV TIM atraiu a atenção das grandes emissoras e, no ano de 1973, a maior emissora do país, a Televisa, comprou a TV TIM. Com a mudança de emissora, o programa sofreu uma grande melhora na qualidade técnica. Neste período podemos notar mudanças no cenário, como a nova portaria da vila - que ficara quadrada e bem maior, e também no figurino, como a roupa da Chiquinha – que ficara verde, ao invés de listrada. Também há melhorias técnicas, como melhor iluminação e qualidade de imagem.


O auge do programa foi em 1977, mesmo ano das filmagens do episódio de Acapulco, que serviu para promover o Hotel Continental, de propriedade da Televisa. Esse foi também o último episódio gravado com o elenco completo, pois Carlos Villagrán, (Quico) aceitou uma proposta para gravar um programa solo na Venezuela. Meses depois, Ramón Valdez (Seu Madruga), seguiria os passos de seu amigo, abandonando o programa.
Em 1979, o programa entrou em uma nova fase: Seu Madruga e Quico foram substituídos por novos personagens, como Dona Neves e Jaiminho, e Dona Florinda abriu um restaurante.

Em 1981, Ramón Valdez volta para o seriado , devido ao fracasso do programa na Venezuela com o Quico, porém abandona o programa definitivamente em 1983 devido ao diagnóstico de um câncer, que o levaria a morte no ano de 1988. No mesmo ano de 1983, o seriado Chaves seria cancelado para voltar no final da década de 1980, mas novamente como quadro humorístico e não mais como um programa. Os atores já estavam muito velhos e já não lembravam tanto os personagens. Assim, as gravações foram encerradas definitivamente em 1995 supostamente com o adoecimento e morte de Raúl Padilla (Jaiminho).



A história do Chaves no Brasil começa quase junto a do SBT. Em 19 de agosto de 1981 entrava no ar a TVS que, alguns anos depois, se tornaria o SBT. Para complementar a programação da recém-formada emissora, Silvio Santos analisou vários pacotes de programação oferecidos por emissoras estrangeiras. Dentre eles estava o da mexicana Televisa, com boas produções a baixos custos. Porém, essa programação só poderia ser vendida por completo com todos os programas, sendo que, no meio dessa programação, estava o seriado "El Chavo Del Ocho" que não agradou a nenhum diretor do SBT, nem mesmo a Silvio Santos. Mas, sabendo do sucesso que o seriado fazia em toda a América Latina, Silvio Santos decidiu colocá-lo no ar.

Chaves estreou no Brasil em agosto de 1984 no programa do palhaço Bozo. O primeiro episódio exibido foi "Caçando Lagartixas" . Cerca de três anos depois o seriado ganhou horário próprio sendo exibido às 12h30 logo após o Chapolin Colorado. Em 1988, Chaves estreou no horário nobre exibindo apenas episódios inéditos, ameaçando a audiência das outras emissoras.

Bolaños casou-se pela primeira vez com Graciela Fernández Pierre, falecida em 26 de agosto de 2013. Tiveram os filhos Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto. o casamento durou de 1958 a 1977.
Depois de 27 anos convivendo com Florinda Meza , a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos inclusive a Dona Florinda, Bolaños casou-se com ela, no dia 19 de novembro de 2004 , e comemorou com uma grande festa num restaurante da Cidade do México.
Ele teve 6 filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda, por ter feito uma vasectomia .

Chespirito faleceu na tarde de 28 de novembro de 2014.

Não sei como terminar esse texto , só queria deixar essa homenagem para o grande mestre da comédia que marcou não só a infância mas a vida toda de várias gerações e que deixou obras que vão ser lembradas para sempre , aonde você estiver MUITO OBRIGADO ROBERTO GÓMES BOLAÑOS .




Prometemos despedirmos-nos
Sem dizer "adeus" jamais
Pois haveremos de nos reunirmos
Muitas, muitas vezes mais!

Lulu

I'm boring, no fun at all

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem