O Massacre da Serra Elétrica (1974)


Eu confesso que é a primeira vez que assisto o original  de 1974 , eu já havia assistido o Massacre da Serra Elétrica : O Início de 2006 (que também é muito bom) e estou aqui para fazer minha crítica desse clássico do cinema de terror .
The Texas Chain Saw Massacre é um filme de baixo orçamento de terror lançado em 1974 dirigido por Tobe Hooper e fez um enorme sucesso na época de seu lançamento principalmente pelos boatos  de que ele era inspirado em fatos reais . Na verdade a história desse filme é inspirada na vida de Ed Gein (1906 - 1984) , um homicida e ladrão de túmulos americano , condenado pela morte de 2 pessoas e suspeito pela morte de outras 5 e que também inspirou outros personagens assassinos do cinema como Norman Bates (Psicose) e Buffalo Bill (O Silêncio dos Inocentes) . O assassino Leatherface que aparece no filme usa uma máscara feita de pele humana retirada de suas vitimas foi inspirado no próprio Ed Gein que exumava túmulos e fazia objetos com os restos dos cadáveres .
Na trama um grupo de jovens que, durante uma viagem de carro, acabam caindo no caminho de uma família de pessoas insanas, cujo filho utiliza uma serra elétrica para matar as pessoas, tratando-as como carne animal . Na sinopse do filme vemos elementos que são usados até hoje em filmes de terror como o grupo de adolescentes em uma viajem que acaba de uma forma que eles não esperavam e um serial killer . É considerado o precursor dos Slasher Movies (filmes de terror com assassinos psicopatas)e na cola dele vieram vários outros filmes como Halloween , A Noite do Terror (1978) ,  Sexta Feira 13 (1980) e A Hora do Pesadelo (1984) .
 Ao contrário de personagens como Freddy Krueger , que ataca nos sonhos das pessoas e Jason que é um morto vivo que busca vingança pela morte de usa mãe , Leatherface é um personagem que poderia existir de verdade , uma pessoa com distúrbios mentais e que sofreu a vida toda por ter nascido numa família de malucos canibais (e canibais existem vide o caso da família canibal de Garanhuns aqui no Brasil) , isso deixa o filme cada vez mais fantástico apesar de ter sido filmado com um baixo orçamento e ter um roteiro bem simples . O filme não tem tantas cenas com sangue , na hora dos ataques de Leatherface a câmera mostra bem rápido e corta para outra cena , mas isso não tira a credibilidade do filme ser violento e brutal em várias outras cenas , como o cadeirante sendo cortado com a motosserra e a garota sendo pendurada num gancho como se fosse um animal . O filme não precisa exagerar na violência para causar horror , o que nos choca de verdade é a insanidade da família de canibais .
O Massacre da Serra Elétrica foi produzido com um orçamento inferior a US$ 150 mil, e rendeu mais de US$ 100 milhões em todo o mundo e popularizou o diretor Tobe Hooper , que depois dirigiu Devorado Vivo (1977) ,  Pague Para Entrar, Reze Para Sair (1981) , Poltergeinst , O Fenômeno (1982) , Força Sinistra (1985) , Invasores de Marte e O Massacre da Serra Elétrica 2 (1986) e muitos outros filmes de terror .
Uma curiosidade é que o filme iria se chamar Leatherface ou Headcheese e somente perto do lançamento do filme é que foi escolhido o título definitivo de O Massacre da Serra Elétrica . Outra curiosidade é que diretor Tobe Hooper disse que teve a idéia do filme enquanto estava em uma loja de ferragens lotada. Enquanto pensava em um jeito de passar pela multidão, ele avistou a serra elétrica.
 Para quem nunca assistiu ou já viu e deseja rever tem ele completo e legendado no YouTube :

Lulu

I'm boring, no fun at all

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem