"Profissões-perigo" na sétima arte



Na minha profissão (médica), muitas vezes me deparo com pessoas que simplesmente “entregaram os pontos”. E, profissionalmente, aprendemos que não devemos nos envolver emocionalmente, para assim mantermos a serenidade e então podermos lucidamente ajudar àqueles que necessitam do nosso apoio profissional, transmitindo segurança e confiança aos que buscam, em nós profissionais da saúde, uma palavra de conforto e de esperança.

Mas é praticamente impossível não se envolver e não se importar. Ao menos, temos que fingir convincentemente, daí muitos acreditarem na “frieza” de muitos médicos, diante de provações limítrofes (claro que há exceções, como em toda a regra, para o bem e para o mal”, ou seja, “motherfuckers” existem em todos os lugares e profissões).

Na verdade, é preciso um esforço sobre-humano, pois ninguém sai ileso quando em profissões que lidam com a vida e o sentimento humano. São as chamadas “profissões-perigo” (entre aspas, porque aqui me refiro apenas ao sentido emocional da palavra), muito diferente das demais profissões (como um arquiteto ou um decorador, por exemplo, que lidam com cimento armado e objetos inanimados).

E assim, como tudo na minha vida me leva ao mundo da sétima arte, eu me identifiquei muito com a personagem policial Sarah Linden (papel da atriz americana Mireille Enos) da recém-findada série americana “The killing” (veiculada pela Netflix). A personagem e o seu parceiro, o detetive Stephen Holder, não se fazem de “fodões” (como, em geral, são retratados policiais e detetives no cinema), ao contrário, são falíveis como todos nós somos na vida real.



Situada numa Seattle quase sempre nublada e extremamente chuvosa (lá chove em média 220 dias no ano), a série policial envolvendo assassinatos (no melhor estilo “serial killer”) fica mais sombria ainda com a chuva torrencial que cai impiedosamente sobre os dois detetives. Altamente viciante, mal acaba um episódio, e é impossível não querer saber qual vai ser o desenrolar das investigações do próximo episódio.

“The Killing” é uma adaptação da série dinamarquesa “Forbrydelsen” (que significa “O crime”) e foi ao ar em 2011 e terminou a quarta e última temporada agora em meados de 2014. As duas primeiras temporadas (média de 10 episódios cada) se concentram na investigação da morte de uma jovem adolescente (de nome fictício Rosie Larsen) brutalmente assassinada, que lembra vagamente a trama da antiga e premiadíssima série “Twin Peaks” dos anos 90 (sobre o assassinato da famosa personagem Laura Palmer), do aclamado cineasta surrealista David Lynch, série que também ficou famosa por sua bela música instrumental de abertura (aliás, existe rumores de um possível retorno da série, com o próprio cineasta novamente no comando mas, se rolar mesmo, será só em 2016).




A tal detetive Sarah Linden é extremamente emotiva e age muitas vezes instintivamente, o que a leva a cometer erros e acertos que a tornam mais humana, e mais condizente com a realidade aqui fora de quem realmente lida tragicamente com a vida humana, que é o caso destas nossas “profissões-perigo”, muito diferente da prepotência (leia-se, estilo “badass”) do agente secreto 007 (“My name is Bond, James Bond”).



Somos humanos e consequentemente emotivos (o tal hemisférico direito intuitivo e sensível). Excluindo os psicopatas sociais, todos temos sentimentos (nobres ou não), por isso não conseguimos separá-los e excluí-los do nosso convívio social, profissional e familiar. 

Mas também não precisamos exagerar, como assim o faz o policial Max Payne”, com as suas tiradas quase poéticas, góticas, dark, e sei lá o que mais” (que chegam a ser hilárias, tal a dramaticidade na fala do personagem) no famoso videogame, principalmente na sua versão dublada em português (“até a noite reclamava do frio”; estava mais frio que o coração do diabo”; o sol se pôs com a arrogância de sempre”; a neve caía como confete no carnaval do diabo”, kkkk).




Voltando ao “The Killing”, na terceira temporada (e também na quarta e última temporada) começam novas investigações de outros assassinatos, mas ainda mantêm histórias entrecruzadas, que dizem respeito aos dois (problemáticos e desajustados) policiais protagonistas, cheios de histórias pessoais mal resolvidas, que eles tentam solucioná-las, em paralelo às investigações dos crimes em questão. O ator sueco Joel kinnaman, que faz o papel do parceiro da policial Sarah foi o novo “Robocop”, recém-estreado no cinema, sob a direção do nosso José Padilha.



Pausa para uma curiosidade em relação ao Robocop de 2014: dizem as más línguas que o nosso cineasta brasileiro José Padilha reclamou dos estúdios que limitaram os gastos no orçamento do filme, o que teria comprometido a criatividade do nosso cineasta (eu, particularmente, gosto mais do primeiro Robocop, dos anos 80, talvez pela visão inusitada e futurista do poder das máquinas, ainda uma novidade na época).



Voltando a “The Killing”, apesar de excelente, a série peca pelo excesso de “red herring” (pistas falsas) e “plot twist” (reviravoltas inesperadas na trama) que acabam soando implausíveis e até surreais demais (mas que não chega a comprometer a série como um todo), tal a grande quantidade de personagens com alguma “culpa no cartório” (principalmente na primeira temporada), mas que, no final, são “inocentados” quanto ao crime principal.

Talvez a grande lição de moral desta série seja que as aparências podem enganar sim e que não devemos julgar ninguém precipitadamente, pois podemos correr o risco de estarmos cometendo uma grande injustiça.

Um adendo e uma curiosidade: na sétima arte, o termo “red herring” é usado no sentido de “pista falsa, disfarce, informação irrelevante”, e ao pé da letra, significa “arenque vermelho”, que diz respeito a certos peixes (no caso, o arenque) cujo sangue fétido era jogado, no passado, por presidiários em fuga para confundir o faro dos cães farejadores, despistando assim os policiais que estavam em seus encalços.



Como os dois detetives da série, eu perdi a conta de quantas vezes consolei (e fui consolada por) colegas profissionais, quando diante de incertezas ou dilemas, quando nos sentimos impotentes (pela nossa limitação diante do inevitável, como a morte, por exemplo) e, por conta disto, nos julgamos muitas vezes culpados (tal qual os dois policiais da série) por algum procedimento de risco inevitável.

Mas como tendemos a nos mostrar infalíveis, somos muitas vezes prepotentes e não aceitamos facilmente que temos falhas, pois somos “humanos, demasiadamente humanos” (parafraseando Nietzsche). O curta-metragem espanhol A Dama e a Morte ilustra divinamente (e de modo divertido) esse embate eterno entre o médico e a ceifadora”.



E como médicos, choramos muitas vezes, ou nos ombros uns dos outros, ou então um choro incontido explode num canto isolado e solitário, por causa de algum paciente que, inevitavelmente, não conseguimos recuperar suas funções orgânicas ou sua própria vida. E a famosa série americana Scrubs” retrata fielmente este drama quase diário no nosso dia a dia (principalmente no meu, como cardiologista emergencista).



Enquanto escrevo, me vem à lembrança o olhar de um desses pacientes, uma moça de uns 30 anos, e a sua voz ainda soa lúcida (e até serena) na minha mente, num semblante neutro de alguém que desistiu da luta, já não mais espera nada, nem da vida, nem de ninguém.

E pior, o semblante dela era de alguém que se acomodou, sem mais reações, nem de tristeza, nem de ódio, simplesmente de quem não espera nada mais da justiça divina, muito menos da justiça dos homens,... e eu, do outro lado, mesmo tendo que, eticamente, demovê-la da idéia de desânimo e desistência, no meu íntimo, uma voz interior, dizia para mim mesma: “sim, ela tem razão, lutar para quê?”. Qual o sentido dessa vida, nesse mundo tão ingrato e tão corrompido? As pessoas, para todo lado que se olha, não mais se doam, não pensam mais no próximo, não mais se colocam no lugar do outro (era este o meu pensamento naquela hora).

Conformada, resignada (como alguém que aceita o seu destino, a sua sina, o seu carma), ela me disse que só persistia no tratamento da sua doença, por causa da filha pré-adolescente, mas que assim que a menina estivesse “mais crescidinha”, ela iria desistir de lutar, e eu argumentei o erro que ela cometeria (pois em pouco tempo entraria em coma, caso abandonasse o tratamento), e ela apenas “deu de ombros” como resposta, mostrando o quanto a vida pouco importava para ela.

Voltei para casa, mas os olhos vazios e vagos daquela moça não me abandonavam, e como sempre, durante o meu banho (é quando eu consigo “me encontrar comigo mesma” e reflito sobre o meu dia), angustiada pela sensação de impotência diante do drama da moça (a doença dela é grave, perdeu a chance de cura, mas tende a se arrastar por anos e anos até que um dia...), por não ter tido argumentos convincentes, nem mesmo para mim mesma.

E, mais uma vez, volto ao mundo do cinema, à lembrança do belo filme “Minha vida sem mim”, e também de “Mar adentro” (o “tetraplégico” Javier Bardem está magnífico com sua vida eternamente presa a um leito), em que os personagens, nessas duas películas, estão convencidos de que a morte (assim como a moça que conheci) é o único caminho a seguir, e só resta a eles aceitar, e “dar as mãos” ao seu destino.



Minha vida sem mim” é um filme delicado e sutil, e triste (sim, muito triste, mas não é um dramalhão piegas e, muito menos, previsível). Depois de descobrir que um câncer lhe roubará a vida dentro de alguns meses, uma jovem de vinte e poucos anos (a atriz Sarah Polley protagonizando com o ator Mark Rufallo) toma duas decisões importantes: ocultar a doença de todos e redigir uma lista das coisas que pretende fazer antes de morrer, e seus desejos incluem “fazer amor com outro homem” e “fazer alguém se apaixonar por ela”.



Nos dois filmes, os personagens condenados assumem uma postura um tanto quanto egoísta, não mais se importando com os seus à sua volta, mas... afinal, quem somos nós para julgar alguém na posição deles? Por que esperar atitude altruísta de quem tanto esperou de todos e nada recebeu?

O que, para nós, pode até parecer melancólico, triste, e “soar até como depressivo”, para eles é apenas a constatação de que não vale a pena viver daquele jeito, que a vida perdeu o sentido (o tal sentido da vida que nem sabemos direito qual é), daí a serenidade e aparente paz de espírito pela difícil escolha (a bela sonoridade da música “Sometime later”, da banda inglesa Alpha, acompanha a protagonista nas cenas do filme “My life without me”).



E no meio desse turbilhão de emoções de sempre, de mais um dia na minha vida profissional, e como a minha vida sempre gira também em torno da música, lembrei-me também de outra bela música que ilustra muito bem este meu texto (“Everybody hurts”, do R.E.M.): “Well, everybody hurts, sometimes, everybody cries, and everybody hurts ... So hold on, hold on, hold on,  everybody hurts, you're not alone”. 



E o nosso belo rock nacional não podia deixar de ilustrar também esse meu texto angustiante em forma de desabafo, com o Herbert Vianna e a sua banda Paralamas do Sucesso com Lanterna dos Afogados” (e tem gente que ainda perde tempo ouvindo pseudo-músicas tais como as letras estilo-cachorra do funk e as letras de corno e/ou de babaca-mor do tal sertanejo universitário, aff...).



Mas, é bem verdade que, no meio de um monte de dramas da minha profissâo-perigo, temos os nossos momentos de descontração que, muitas vezes, vem de um ou outro paciente que, por exemplo, consegue transformar seus próprios problemas em uma ladainha de múltiplas queixas como se fossem troféus, praticamente se vangloriando deles (o ator Bemvindo Pereira de Sequeira consegue representar fielmente estes hipocondríacos, em “Tudo bem com o senhor? kkk). 





E a série Scrubs” mostra também, divinamente, a nossa hora do recreio”, com frequentes brincadeiras entre nós, para relaxar o estresse do dia a dia (do contrário, a gente literalmente surta, como um dos personagens da série, kkkk).


Postado por *Rosemery Nunes ("Adorável anarquista")


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem