Michael Gordon Peterson é o presidiário mais famoso da Grã-Bretanha , passou 34 anos na prisão , 30 dos quais na solitária . Passou praticamente quase toda sua vida passando por diversos presídios e sanatórios , ganhou o apelido de "Charles Bronson" em uma de suas solturas quando se tornou lutador de boxe ilegal, acabou preso novamente após roubar uma joalheria .
Em 2008 foi produzido um filme independente contando sua história , escrito e dirigido por Nicolas Winding Refn . O filme ganhou o prêmio de Melhor Filme no Sydney Film Festival de 2009 e Melhor Ator para Tom Hardy no British Independent Film Awards também de 2009 .
A trama do filme começa em 1974, Michael Peterson (Tom Hardy) resolve assaltar uma agência dos correios, não de olho pelo dinheiro, mas sim pela fama que poderia conquistar a partir disso. Condenado a sete anos de prisão por seu crime, passou mais de trinta só na solitária devido a seu mau comportameto, ficando conhecido pelo nome de seu seu alter-ego, Charles Bronson, e sendo considerado o preso mais violento de toda a Inglaterra.
Tom Hardy ganhou 19kg para o papel de Bronson, fazendo 2.500 flexões por dia, durante cinco semanas.
Nicolas Winding Refn não foi autorizado a conhecer Charles Bronson em pessoa, uma vez que ele não é da Grã-Bretanha, mas foi permitido fazer dois telefonemas para ele. Tom Hardy se reuniu com Bronson várias vezes e os dois se tornaram bons amigos. Bronson ficou impressionado com a forma como Hardy conseguiu ficar tão musculoso e como ele conseguia imitar a sua própria personalidade e voz. Bronson afirmou que acredita que Hardy era a única pessoa que poderia interpretá-lo.
A frase "era uma loucura absoluta no seu melhor" foi escrita pelo próprio Charles Bronson para o filme e dita a Nicolas Winding Refn durante uma de suas chamadas telefônicas.
Charles Bronson não foi autorizado a ver o filme, mas disse que, se sua mãe gostasse, isso seria o suficiente para ele. Sua mãe adorou.
Um ótimo filme que nos mostra de forma bela e teatral a vida de um cara totalmente perturbado que acabou conseguindo o que sempre quis , a fama . Charles Bronson já foi tema de vários livros e entrevistas e é assunto recorrente na mídia britânica . Ele continua preso e aguarda a data de sua próxima soltura .